Araraquara

Edinho leva aos moradores do Ieda propostas para Araraquara voltar a funcionar

Edinho leva aos moradores do Ieda propostas para Araraquara voltar a funcionar
Candidato e o vice Damiano Neto entregaram jornal com resumo do Programa de Governo. Reabertura do PS Melhado e retomada de programas sociais nos bairros são destaques

12.13| 20SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito Edinho Silva, da Coligação “O Melhor para Araraquara”, esteve neste sábado, dia 17, na região do Jardim Ieda apresentando as propostas para que Araraquara volte a funcionar. Acompanhado do candidato a vice Damiano Neto (PP), de candidatos à vereança e apoiadores, Edinho percorreu as principais avenidas do bairro e conversou com moradores e comerciantes.

“Estamos fazendo uma campanha de forma muito ética, transparente, de respeito aos adversários e ao povo de Araraquara”, disse o candidato, que entregou jornal com um resumo do Programa de Governo. “A situação dos bairros é de abandono. Não sou eu quem diz isso, mas os próprios moradores. Vamos consertar. Araraquara vai voltar a funcionar”, continuou Edinho.

Morador há 16 anos do Jardim Ieda, Eduardo Henrique Gonçalves lembra das transformações ocorridas na região durante administração do ex-prefeito Edinho. “O Ieda, Esplanada, Imperial, não eram nada. Era tudo terra. Através do Orçamento Participativo, o Edinho mudou a vida das pessoas com asfalto, rede de esgoto. A pavimentação da Rua dos Eletricitários potencializou o comércio. Muitas pessoas vieram morar no bairro”, disse. Segundo ele, Edinho tem capacidade de gestão e está preparado para fazer as mudanças que Araraquara precisa. Seu Arivaldo Bispo Fernandes também declarou voto em Edinho. “Conheço Edinho desde quando foi vereador e sempre votei nele”, destacou.

Saúde é prioridade

Durante a caminhada pelo bairro, que durou cerca de duas horas, Edinho falou sobre a prioridade zero do seu governo, caso seja eleito: a reorganização da saúde básica. Segundo ele, é urgente a contratação de profissionais, resgate de programas preventivos para redução de casos de diabetes, hipertensão e gravidez na adolescência e, principalmente, reabertura das farmácias dos postos. “As farmácias eram o vínculo do paciente com a unidade de saúde. Hoje, a pessoa passa no médico e tem que ir para outra região buscar o medicamento. E, muitas vezes, ao chega lá, ela não encontra o remédio”, comentou.

Outra proposta de Edinho para a saúde é a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado. Na sua avaliação, o fechamento da unidade, que tinha capacidade para mil atendimentos/dia, exames e diagnósticos e 40 leitos, provocou uma desorganização em todo o sistema SUS. As UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) não têm a mesma capacidade de atendimento às demandas de urgência e emergência e acabam sufocando os hospitais.

Edinho também destaca a importância de recuperar a capacidade de atendimento do DAAE (Departamento Autônomo de Águas e Esgotos). A cidade, que sempre se orgulhou do seu saneamento e qualidade de vida, hoje sofre com falta d’água em regiões populosas como Selmi Dei e com esgoto jogado “in natura” nos principais córregos, responsáveis pelo abastecimento da população. No seu governo, o Daae chegou a ter 19% de capacidade de investimento e recebeu vários prêmios de gestão em saneamento ambiental.

Atenção aos bairros

Para Edinho, é imprescindível também que os bairros voltem a ser cuidados. Para isso, vai resgatar o “Prefeitura nos Bairros”, criado em seu governo. No programa, todos os setores da administração pública ficavam durante 15 dias em uma determinada região atendendo as pessoas, junto com serviços públicos como poda de árvore, recapeamento, sinalização de rua e limpeza, dentre outros.

Também vai retomar programas sociais nos bairros como Escolinhas de Esportes, Oficinas Culturais, Portais do Saber (com computador, internet e biblioteca para toda a comunidade) e Cursinhos Pré-Vestibulares. “Vamos também recuperar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para que voltem a ser instrumento de inclusão social. E, sobretudo, retomar o Orçamento Participativo, que é mais que escolha de obras. É uma forma de tirar o poder das mãos de poucos e colocar nas mãos do povo, da cidade toda. Nossa cidade merece ser de novo a Morada das oportunidades, da transformação social e da cidadania”, destacou Edinho, que além do Jardim Ieda, esteve também no Águas do Paiol, Jardim das Estações e Imperial/Jardim dos Industriários no final de semana, em reuniões e plenárias com candidatos a vereador.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *