Araraquara

Edna oferece apoio à Santa Casa

Edna oferece apoio à Santa Casa
A candidata reconheceu a importância da Santa Casa como principal estrutura de atendimento público de saúde de Araraquara e região

8.52| 15SET2016
Edna Martins

A candidata à Prefeitura de Araraquara, Edna Martins, visitou na manhã dessa terça-feira (13) a Santa Casa de Araraquara, oportunidade em que falou um pouco de seu programa de governo para a Saúde e, principalmente, ouviu as necessidades da instituição.

Edna Martins estava acompanhada de seu candidato a vice-prefeito, Coca Ferraz, e do deputado estadual por seu partido (PSDB), Roberto Massafera. Foram recebidos pelo provedor Valter Curi; membros do corpo clínico como o cardiologista Othon Amaral e o diretor administrativo Jader Pires; funcionários e demais médicos do hospital.

A candidata reconheceu a importância da Santa Casa como principal estrutura de atendimento público de saúde de Araraquara e região. Eleita prefeita, Edna Martins comprometeu-se a fazer uma gestão compartilhada com a direção do hospital a fim de superar os desafios colocados frente à Saúde pública.

O hospital espera do próximo governo municipal o pagamento das AIH’s (Autorização de Internação Hospitalar) que, embora reconhecidas pela Prefeitura, extrapolaram o número de atendimentos contratados pelo município.

O pagamento desse “extra-teto”, como é conhecido, permitiria à Santa Casa reivindicar o aumento do número de leitos junto ao Ministério da Saúde. A direção do hospital destaca que não há falta de vagas na instituição, mas sim a falta de vontade política do Poder Público de ampliar o atendimento. Entre os próximos desafios do hospital está a ampliação do número de leitos de retaguarda e de UTI, o que permitiria aumentar o número de cirurgias.

Edna Martins afirmou que vai lutar pelo hospital com apoio do governador Geraldo Alckmin, do deputado Roberto Massafera e demais parlamentares e membros dos governos estadual e federal da coligação Nossa Morada (PSDB, PSD, PTB, PPS e PSC). Na esfera municipal, a candidata vai retomar os pagamentos referentes aos atendimentos de Urgência e feitos pelo hospital.

Nos últimos anos, com intermediação do deputado Massafera, a Santa Casa de Araraquara recebeu mais de R$ 20 milhões em recursos, boa parte para custeio através de programas como o Santa Casa SUStentável; e também para obras como a construção do Centro de Diagnósticos por Imagem e a reforma dos apartamentos SUS.

Outra demanda do hospital, que já faz parte do plano de governo de Edna Martins, é a instalação de uma Central Municipal de Regulação de Vagas, o que evitaria o uso desnecessário de leitos do hospital em casos de menor complexidade.

Edna Martins também vai informatizar toda rede de Saúde de Araraquara para agilizar os atendimentos, agendamentos de consultas e exames cujos resultados serão anexados imediatamente ao prontuário médico do paciente. Também será criado um controle rígido de gastos e gestão, com indicadores de metas de qualidade de atendimento e o uso de ferramentas modernas de logística e informática.

Edna oferece apoio à Santa Casa

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *