Gastronomia & Saúde

Efeitos colaterais do chá verde: atenção, podem ser perigosos

Efeitos colaterais do chá verde: atenção, podem ser perigosos

| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

O chá verde pode ter alguns efeitos adversos no organismo.

IDN/Gastronomia & Saúde

O chá verde é uma bebida extremamente popular devido aos seus benefícios para o corpo e para a mente. Produzido a partir das folhas de Camellia sinensis, uma erva de origem oriental, o chá verde agrega múltiplos benefícios.

A cafeína presente no chá acelera o metabolismo e melhora inclusive a função cerebral, aumentando os níveis de produtividade e energia. A infusão é ainda extremamente benéfica à saúde cardiovascular, reduz os níveis de colesterol mau (LDL) e ajuda a regular os níveis de açúcar – ideal para quem sofre de diabetes.

Contudo, e apesar desses benefícios, o chá verde pode ter alguns efeitos adversos no organismo.

“Indivíduos com sensibilidade severa à cafeína podem experienciar insônias, ansiedade, irritabilidade, náuseas ou dores de estômago”, alerta a publicação online Medical News Today.

Adicionalmente quem toma aspirina deve ter em atenção a quantidade de chá verde que consome, já que podem ocorrer “problemas de coagulação das plaquetas”.

O Medical News Today sublinha ainda que se toma chá verde, não deve ingerir outras bebidas estimulantes, tais como café, bebidas energéticas ou chá preto, advertindo que se o fizer poderá causar um aumento perigoso da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Mas não é só o chá verde na forma de bebida que deve consumir com moderação. “Os suplementos de chá-verde podem conter outras substâncias perigosas para a saúde ou com benefícios não comprovados. Verifique sempre com um médico antes de começar a tomar suplementos”, recomendam os especialistas.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *