El Niño trará fortes chuvas neste verão, alerta defesa civil

O Coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Edson Adalberto Alves, credenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública abordou as ações relacionadas à Defesa Civil em Araraquara na Tribuna Popular da Câmara Municipal, terça-feira, dia 24 de novembro.

Informou que em reunião em São Paulo tomou conhecimento da situação climatológica na região, e as notícias não são nada animadoras.

Em virtude do fenômeno EL Niño, a previsão para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é de muita chuva, ventos fortes e grande incidência de raios, devido ao aumento de 2 graus na temperatura, em relação a anos anteriores.

Ações preventivas e emergenciais estão sendo tomadas, como o acompanhamento dos índices pluviométricos, atenção aos pontos passíveis de risco, remoção de pessoas de residências, caso estejam em área de risco.

Alves anunciou a implantação do plano verão 2015/2016, um plano preventivo que será lançado na primeira semana de dezembro, com atividades até a última semana de abril de 2016.

Serão realizadas palestras em escolas para orientação e formação de crianças e adultos para que se transformem em multiplicadores.

Recursos tecnológicos serão utilizados, que é o caso do CIADEN, Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais, onde se monitora o movimento das chuvas se deslocando em tempo real.

Mostrou gráficos com previsões e com o que foi registrado recentemente.

Em uma animação Alves fez uma demonstração das chuvas nas últimas horas na região, inclusive a que caiu na manhã desta terça-feira em Araraquara.

O Coordenador da Defesa Civil Estadual Regional, Amarildo Callegari, também participou da explanação.

Os 3 Pluviômetros Automáticos, os dados referentes aos trabalhos de 2015, as ações conjuntas, a operação corta fogo foram citados.

Alves afirmou que “nossa finalidade é prestar auxílio ao cidadão e temos que estar sempre preparados. Em situação de emergência não sobrevive os mais fortes e sim os mais preparados”, encerrou.

Câmara Municipal 
Setor de comunicação

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *