Brasil

Elson Longo fala sobre pioneirismo no desenvolvimento de tecidos antivirais

Elson Longo fala sobre pioneirismo no desenvolvimento de tecidos antivirais

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli
IDN – Interior – São CArlos

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em associação com a Universidade Jaume I e a empresa de tecnologia Nanox, desenvolveram um tecido com propriedades antivirais capazes de eliminar o agente causador do Covid-19. O material é feito de nanopartículas de prata e sílica e remove vírus em dois minutos. O tecido já está sendo usado na fabricação de roupas e, em particular, equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.

Mas quem pensa que a tecnologia surgiu com a pandemia está errado. A investigação começou há 14 anos, durante a orientação de doutorado de Gustavo Simões, um dos proprietários da empresa Nanox. “A intenção era produzir um tecido resistente a fungos e bactérias. Quando o coronavírus chegou, a tecnologia já estava desenvolvida para matar bactérias e vírus”, explica Elson Longo, Professor Emérito da UFSCar e diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e  e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

O vírus morre devido a um processo de oxidação. “É como se o tecido tivesse mecanismos que possam queimar bactérias, fungos e vírus. Quando você tem uma lesão, há inflamação. Despejamos peróxido de hidrogênio e aí você está oxidando as bactérias. É isso que o tecido faz. A química orgânica é geralmente usada em processos de remoção de fungos e bactérias. Mas a equipe procurou outra maneira, a Química Inorgânica, combinada com semicondutores. Com sílica e prata metálica, há um efeito plasmônico da prata”, disse Longo.

Esse fenômeno pode absorver elétrons ou fornecer elétrons facilmente. “Vimos que os semicondutores tinham uma grande capacidade de quebrar a molécula de água, formando um radical hidróxido e um próton. Do outro lado, há um elétron para o oxigênio, que forma um íon peróxido e absorve esse próton e forma um radical peróxido. Este radical peróxido e o radical hidróxido oxidam bactérias, fungos e vírus”, explica.

O tecido tem uma durabilidade de dois anos, suporta pressão e altas temperaturas. A ação antiviral resiste a 30 a 35 lavagens e o custo de produção do tecido especial é 5% maior que o normal.

Em relação à inovação e ao progresso na luta contra o Covid-19, o diretor da Nanox, Gustavo Simões, acredita que mais e mais pesquisas fornecem soluções para a sociedade. “O método que desenvolveu a tecnologia é totalmente novo na literatura. A pesquisa foi desenvolvida para que, no futuro, tivéssemos elementos de proteção. Se hoje já tivéssemos roupas com um sistema antibacteriano, estaríamos mais protegidos, a pandemia não nos custaria tanto e poderíamos esperar a vacina com mais calma”, avalia Simões.

Doação de EPIs para o Hospital Universitário de São Carlos

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) em conjunto com a Nanox Tecnologia, spin off do Centro, e a ELKA doaram 240 máscaras reutilizáveis OTO e 27 pacotes de filtros para o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizado em São Carlos -SP.

A máscara respiratória OTO apresenta propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. Essas propriedades são resultantes da adição de micropartículas de prata e sílica aos polímeros dos quais o respirador é feito.

O equipamento é uma alternativa às máscaras N-95 indicadas para utilização pelos profissionais de saúde em ambientes hospitalares e tem a vantagem de poder ser reutilizada após ser higienizada com água e sabão e com a troca de seu elemento filtrante. Esses elementos são descartáveis, do tipo PFF2.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *