Educação & Cultura

Elson Longo profere palestra sobre nanotecnologia

Elson Longo profere palestra sobre nanotecnologia
Em sua fala, o Prof. Elson Longo falou sobre Nanotecnologia, reações por laser (femtosegundos) e por irradiação de elétrons

8.47| 06out2016
José A Santilli

Na manhã desta terça-feira, dia 4, o Prof. Elson Longo, Pesquisador Responsável pelo CDMF (Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, CEPID/FAPESP) proferiu uma palestra na 6ª Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC 6). O Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) do IFSC/USP é um dos grupos que compõem o CDMF, colaborando, junto aos demais grupos coordenados pelo Prof. Elson no resultado das pesquisas apresentadas no dia de hoje aos alunos da SIFSC 6.

Em sua fala, o Prof. Elson Longo falou sobre Nanotecnologia – reações por laser (femtosegundos) e por irradiação de elétrons. Foram apresentados dados das pesquisas que o CDMF vem realizando com os semicondutores Ag2MO4 ( M= W, Mo e Cr) que quando irradiados por elétrons ou laser produzem prata metálica e no interior do cristal vacâncias de prata. O professor abordou em sua palestra os vastos horizontes que têm se descortinado aos pesquisadores envolvidos nesta nova e recente área da ciência, destacando como o CDMF vem realizando cada vez mais pesquisas explorando o potencial desses materiais como fotoluminescentes, fungicidas, bactericidas e fotodegradadores de substâncias orgânicas.

Na palestra proferida o Prof. Elson Longo também exaltou as iniciativas de pesquisas que se dão de forma multidisciplinar, unindo pesquisadores teóricos e experimentais e também das áreas de ciências aplicadas como as engenharias e as ciências biológicas. O experiente pesquisador citou como as pesquisas realizadas pelo CDMF têm se pautado na diversidade de formação de seus pesquisadores, cada qual colaborando no resultado das pesquisas com grandes potenciais de aplicação, resultando em patentes e empresas Spin off decorrentes do Centro.

Também foi frisado pelo Prof. Elson como a parceria com o Instituto de Física de São Carlos através do CCMC vem sendo bastante profícua no decorrer dos últimos 16 anos com parcerias na pesquisa e também na extensão e difusão científica na figura do Prof. Antonio Carlos Hernandes e também os demais professores e pesquisadores do grupo.

Para conferir mais detalhes sobre as pesquisas ressaltadas pelo Prof. Elson em sua palestra, basta acessar os seguintes endereços eletrônicos, nos quais também há a lista dos artigos científicos publicados pela equipe:

http://cdmf.org.br/
http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/
https://www.facebook.com/ccmcusp/

Texto e foto: Amanda Murgo
Legenda: Professor Elson Longo durante palestra sobre nanotecnologia

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *