Araraquara

Em assentamento rural, Édio Lopes fiscaliza várias demandas

Em assentamento rural, Édio Lopes fiscaliza várias demandas
Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Elias Zakaib”, o parlamentar e o chefe do Executivo, acompanharam o trabalho da … 

02MAR2018| 7:51 – Imprensa Câmara – Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

O vereador Édio Lopes (PT) esteve, na manhã da quarta-feira, na Agrovila do assentamento Bela Vista do Chibarro, juntamente com o prefeito Edinho Silva (PT) e secretárias do governo. O objetivo foi verificar e realizar um levantamento das principais necessidades dos moradores. Atualmente, 259 famílias vivem no assentamento.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Elias Zakaib”, o parlamentar e o chefe do Executivo, acompanharam o trabalho da equipe do Programa de Saúde da Família, em companhia da secretária da Saúde, Eliana Honain. Além disso, foi anunciada a contemplação da Agrovila pelo programa Saúde em Casa, que levará medicamentos essenciais até o domicílio para os pacientes com doenças crônicas controladas, como hipertensão e diabetes. Durante o encontro, funcionários da unidade sugeriram a criação de um programa preventivo para o combate ao uso de drogas e ao alcoolismo, problema que também ocorre no assentamento.

Casarão

Já no famoso Casarão, construído em 1880 e pertencente a um dos maiores cafeicultores do Estado de São Paulo, Antonio J. de Carvalho, conversaram sobre a situação de ruínas em que se encontra, o entrave para o seu tombamento histórico e restauração, além da concessão para o município, inclusive da área verde ao lado e dos antigos terreiros de café, em frente à casa.

Na casa do INCRA, Edio participou de reunião que tratou da reforma de uma sala, para que a cooperativa de mulheres do assentamento implante cursos (culinária, artesanato e outros), como forma de qualificação.

Transporte coletivo, vagas em escola e creche, oficinas culturais e esportivas

Andando pelas vias do assentamento, o vereador ouviu o relato de moradoras referente ao transporte coletivo. Segundo elas, que possuem filhos que estudam em Araraquara e dependem do uso do ônibus para se deslocar até a escola, há pouca flexibilidade nos horários de circulação, sendo que o último ônibus passa às 19 horas. “Vou conversar com os resposáveis pedindo que atendam a reivindicação para a ampliação desse horário, para que o último coletivo circule, no mínimo, até às 21 horas”, afirmou Lopes.

A visita, agora tendo junto também a secretária da Educação, Clélia Mara, se encerrou na EMEF Hermínio Pagotto e no CER Waldyr Alceu Trigo, que atendem cerca de 190 crianças do assentamento. Lá foram apontadas, como necessidades, por parte de docentes das instituições, a criação de oficinas culturais e de esporte. “Vamos trabalhar para isso ocorrer o mais breve possível”, disse Edinho Silva.

Ainda na escola, Édio visitou também a obra de construção das caixas de correio, reivindicação antiga dos moradores, finalmente atendida pelo Prefeito.

Confira mais fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmgii7rB

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *