Araraquara

Em clima natalino, Café da Manhã Solidário é realizado pelo segundo ano consecutivo na Praça Pedro de Toledo

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

O Natal é aquela época marcada pela solidariedade. Por isso, nesta quinta-feira (20), foi realizado, na Praça Pedro de Toledo, o Segundo Café da Manhã Solidário, a fim de promover uma oportunidade de confraternização e socialização para as pessoas em situação de rua.

O evento, assim como na primeira edição, contou com a participação de diversas autoridades políticas e lideranças religiosas. De acordo com a Prefeitura, um dos objetivos da ação é dar visibilidade aos moradores de rua e reafirmar o compromisso de Araraquara para a garantia de direitos dessa população.

Maria Lúcia Akutsu, da Casa Sacrário de Amor, representou as comunidades de acolhimento a dependentes químicos e cidadãos em situação de vulnerabilidade que atuam no Município, ressaltando a importância das iniciativas de inclusão. “Esse pessoal necessita de atenção, carinho e dedicação. Fazemos esse trabalho para que eles saiam dos abrigos em busca de emprego e da ressocialização”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Roger Mendes (Progressistas) declarou que a Casa de Leis apoia e incentiva tais iniciativas sociais. “As entidades de acolhimento chegam aonde nós, enquanto Legislativo e Executivo, não conseguimos alcançar. Parabenizo pelo trabalho prestado e afirmo que a Câmara Municipal está à disposição, frisando que analisamos com muito carinho e respeito todos os projetos que vão ao encontro de atender as necessidades da área de desenvolvimento social”, falou.

Trabalho Social

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, destacou o papel das instituições públicas em ações do tipo. “É com enorme alegria que estamos aqui. A minha missão à frente deste órgão é estender a mão a quem quer uma vida digna, assim como é obrigação do poder público auxiliar as entidades que cuidam dessa parcela da população”, pontuou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, reforçou o discurso de Cidinha. “A gente entende esse café como um grande encontro para dar vez, voz e visibilidade para as pessoas que ainda estão em situação de rua, no Centro POP, na Casa Transitória ou nas comunidades sociais. Araraquara vai na contramão de muitos municípios, unindo forças para ascender com qualidade”, afirmou.

O prefeito Edinho Silva (PT) ressaltou a relevância do café natalino e do trabalho social feito pela cidade. “Temos que diminuir a presença das pessoas em situação de rua, não por repressão, mas por inclusão através das politicas públicas. E, para essa tarefa, a Prefeitura sozinha não dá conta. Por isso, nós precisamos da parceria de todas as comunidades que prestam um serviço fundamental de acolhimento e de apoio a essa população. Nós queremos que essas pessoas saiam das ruas, derrotem a dependência química e construam uma nova história”, finalizou.

O bispo diocesano Dom Paulo Cezar Costa afirmou que “os pobres e simples são os preferidos de Deus” e realizou uma oração. Em seguida, houve apresentações teatrais e musicais das entidades Sacrário de Amor, Comunidade São Pio e do Centro POP. Por fim, o café da manhã foi servido aos presentes.

O evento também contou com a presença dos vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), Edson Hel (PSDB), Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT), além da Deputada Estadual Márcia Lia (PT). Magda Regina Gomes Leite, representando a Comunidade São Pio; a presidente do Grupo Voluntários Independentes Vivendo Amor (Grupo VIVA), Sandra Tochio e o Pastor Edi da Igreja Batista Gratidão compareceram ao encontro.

Confira mais fotos disponíveis por 30 dias no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskPaTY6C

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *