Educação & Cultura

Em disciplina, alunos de Biotecnologia da Uniara desenvolvem conceito de produto

Atividade foi realizada na disciplina de Processo de Desenvolvimento de Produtos e Patentes, ministrada pela professora Creusa Sayuri Tahara Amaral


Alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram o conceito de um produto a partir dos conhecimentos apresentados na disciplina de Processo de Desenvolvimento de Produtos e Patentes, obrigatória para o doutorado e ministrada pela professora Creusa Sayuri Tahara Amaral.

O projeto, intitulado “Produção de material cicatrizante para úlceras de pressão à base de fibroína e alginato”, foi desenvolvido pelos estudantes Alexandre Eli Alves, Bruna da Fonseca, Fernando Luis Macedo, Jéssica de Novais, Jéssica Drielle Fodra, Paulo Alves Gaspar e Tatiane Araujo Soares.

“Eles utilizaram ferramentas, métodos e técnicas orientados por um modelo de gestão da inovação e, assim, utilizaram uma dinâmica de psicodrama, conduzida pela aluna de doutorado Adriana Pagan, para o desenvolvimento da empatia sobre o problema”, explica a docente.

Ela detalha que “usaram a matriz Certezas, Suposições, Dúvidas – CSD para identificar as oportunidades de inovação, realizaram uma breve pesquisa de mercado para entenderem as necessidades dos clientes, desenvolveram um Technology Roadmapping – TRM para apresentarem um planejamento estratégico do desenvolvimento de tecnologias, que permitiu que a esquipe conhecesse os produtos que estão no mercado, ou seja, as empresas concorrentes, e analisaram as patentes existentes associadas ao produto”.

“Outro método de apoio ao processo de desenvolvimento de produtos apresentado foi o Quality Function Deployment – QFD, que auxilia os desenvolvedores no planejamento da qualidade do produto, de modo a atender todos os requisitos do cliente. Assim, com a aplicação dessas ferramentas, os alunos entendem a complexidade do processo de desenvolvimento de produtos e a importância do planejamento nas etapas iniciais”, finaliza Amaral.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *