Araraquara

Em evento pioneiro, Shopping Jaraguá simula abandono de prédio para treinar brigadistas

Em evento pioneiro, Shopping Jaraguá simula abandono de prédio para treinar brigadistas

| IDNews | Brasil |  Assessoria de Imprensa | Shopping Jaraguá|Araraquara|

Instituições de resgate em situações de grande vulto também participaram do treinamento e puderam avaliar desempenho

IDN/Interior/Araraquara

 

 

* Participação especial da Master Med

 

O Shopping Jaraguá realizou na manhã dessa quarta-feira, 2, um Simulado de Abandono e Gestão de Crise que envolveu todas as forças vivas municipais acionadas em situações de grande vulto, como Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Master Med  e Coordenadoria de Trânsito. Essa foi a primeira vez que um simulado desse porte foi realizado em local de concentração de público voltado para o varejo e entretenimento na região. O Público médio do Shopping Jaraguá é de 10 mil pessoas por dia.

O simulado integra o treinamento da Brigada de Incêndio do Shopping Jaraguá, composto por cerca de 150 pessoas, que recebe capacitação a cada seis meses. Ao todo, são oito horas de curso, nas quais a equipe da administração do shopping, lojistas, funcionários e terceiros recebem orientações que podem ser essenciais em situações críticas. Localização das saídas de emergência, manuseio de extintores, operação de linha de hidrante estão entre os tópicos.

Todo o treinamento foi desenhado por empresa especializada com a finalidade de avaliar o desempenho dos brigadistas e a sinergia entre a equipe do shopping e forças municipais. Para este simulado, foram desenhados dois pontos de crise – um desabamento no corredor da Riachuelo, impedindo o acesso a uma das saídas de emergência, e um princípio de incêndio próximo à praça de alimentação, local onde o risco de propagação de fogo é considerado alto.

“Só assim conseguimos avaliar, de fato, como nossos brigadistas e bombeiro civil atuariam em uma eventual situação de estresse. E desse treinamento tiramos duas coisas fundamentais: oportunidades de melhoria no nosso plano e entendimento do trabalho das instituições que muito nos ajudaram nesse propósito”, diz Rafael Soares, gerente de operações do Shopping Jaraguá.

Por ser tratar do primeiro simulado, o treinamento foi realizado antes do horário de funcionamento das lojas do shopping. Cobasi e Pão de Açúcar, no entanto, mantiveram o atendimento ao público a fim de que a simulação ficasse ainda mais perto da realidade. Também para que o simulado se aproximasse ainda mais de eventos verdadeiros, houve simulação de vítimas de gravidades diferentes, com e sem necessidade de remoção, situação de pânico, tenda para imprensa e criação de gabinete de crise fora do prédio, entre outros.

“Trabalhamos para que nossos clientes tenham todo o conforto e segurança que merecerem. Mas ninguém está livre de situações que fogem ao nosso controle e, por isso, treinamos para estarmos preparados. Além disso, entendemos nossa responsabilidade social e sabemos que estamos multiplicando conhecimento, levando para toda a cidade e muitas outras empresas, em virtude da rotatividade de funcionários das lojas”, afirma Douglas Borges, superintendente do shopping.

Prestes a completar 18 anos de operação em Araraquara, o Shopping Jaraguá é um empreendimento do Grupo SOLPANAMBY localizado em uma área estratégia, de influência de 14 municípios. O Shopping Jaraguá conta com um qualificado mix de lojas e diversas comodidades, como o espaço família, wifi gratuito, cadeiras de rodas, serviço de achados e perdidos, Praça Pet e coworking. Além disso, ainda tem uma praça de alimentação ampla e diversificada e cinco salas de cinema – das quais duas com sistema 3D, e Praça de Eventos com iluminação natural.

Serviço

Shopping Jaraguá Araraquara

Local: Av. Alberto Benassi, 2.270, Jardim dos Manacás – Araraquara

Fone (16) 3335-7286

www.shoppingjaragua.com.br

Estacionamento gratuito de segunda à sexta-Balcão, até às 14 horas.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *