Araraquara

Emoção marca entrega de prêmio a Márcio Servino na Câmara

Emoção marca entrega de prêmio a Márcio Servino na Câmara    
Diploma de atuação na Política Sobre Drogas é reconhecimento a pessoas que atuam no setor
8:50| 28/06/2016
Política Sobre Drogas

A Sessão Solene para entrega do 3º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi marcada pela emoção. Uma passagem de vida, contada pelo homenageado, foi o momento mais marcante da noite, levando boa parte dos presentes às lágrimas. Márcio William Servino, presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araraquara – Comad – foi indicado pelas entidades que atuam no trabalho ligado nos aspectos de prevenção e cuidados. O objetivo do prêmio é incentivar ações da sociedade civil que atuam na política municipal sobre drogas. A sessão ocorreu na noite da sexta-feira, dia 24, no Plenário da Câmara, dentro da programação da Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, que foi encerrada no domingo, dia 26, Dia Mundial de Combate as Drogas.

O momento de emoção ficou por conta da fala do homenageado, quando Márcio Servino contou a história de um garoto de 9 anos de idade, dependente, que era assistido por ele. O garoto voltou e usar drogas e faleceu em um assalto. Aquele episódio o marcou de forma tão intensa, que Servino decidiu nunca mais trabalhar com atendimento a dependentes químicos. Daí para adiante seu esforço é com o combate ao consumo. “Tem muita criança usando crack; tem muita criança morrendo; eu tenho um pouco de nojo da sociedade onde pessoas querem descriminalizar, penalizar esse adolescente; simplesmente falha de um sistema”, disse, lembrando que já fez mais de duas mil palestras nesse sentido em muitas cidades do estado. “Se nessas mais de duas mil palestras, uma pessoa eu ajudei, já é o suficiente”, assegurou.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Elias Chediek, presidente da Câmara, que afirmou que o homenageado faz um trabalho onde se entrega com muita dedicação. “Depois que pegou a droga é difícil sair dessa desgraça, dessa epidemia que virou, infelizmente. O Márcio faz um trabalho responsável, de formar o conhecimento, de bloquear a entrada das drogas, porque depois fica muito difícil”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira, representando e prefeito Marcelo Barbieri, disse que a demanda por tratamento da dependência de crianças e adultos é enorme, e as palestras e o trabalho de prevenção, feitos por Márcio são muito importantes. “Sabemos que você tem lutado muito para melhorar essa situação, fazendo algo, nem que seja o mínimo, para que haja uma diminuição no tráfico e no consumo das drogas”, afirmou.

O homenageado

Márcio William Servino nasceu em Araraquara em 1972. Ele é o primogênito de Maria Zélia Dos Santos e José Carlos Servino, músico de carreira nacional e internacional, baterista de renome: o famoso Sabaúna. De família humilde, ele e a irmã Laura cresceram em uma família com dezenas de tios, tias e primos. Fez o pré-primário no CER Leonor de Barros; depois, Escola Estadual Pedro José Neto, onde ficou até concluir a 8ª série. Aos 11 anos já elaborava e comandava os torneios entre as classes realizados nas dependências da escola Industrial, vizinha do Pedro José Neto, que na época não tinha quadra poliesportiva. Estudou também no Victor Lacorte e na Escola Industrial, onde fez o curso de torneiro mecânico. Fez diversos cursos no Senai e SENAC, e com 14 anos conseguiu seu primeiro trabalho registrado como Office boy na empresa Reflex. Trabalhou também na fábrica de Pistões Rocatti.

Márcio é pai de Bruno, Felipe, Maria Eduarda, Arthur e Pedro, o filho do meio. Já foi servente de pedreiro, operador de maquinas e operador de logística. Em 2006 aceitou o convite para ser coordenador de esportes e eventos culturais da ONG Fonte, onde conseguiu desenvolver ações com jovens e adolescentes em projeto ligado ao CONCRIAR. Em 2007 foi convidado pela empresa Lupo para a coordenação das equipes esportivas durante Jogos Esportivos do SESI. Ficou na LUPO até 2011 onde como técnico foi um vencedor. Foi estagiário e auxiliar do mestre Armando Clemente no Atlas Futebol Clube, enquanto cursava a Faculdade de Educação Física. Convidado pelo Dr Teófilo Perche estagiou na Comunidade Terapêutica Associação Amigos a Vida onde deu início a sua atual área de atuação de política sobre drogas, trabalhando como educador físico de pacientes usuários de drogas em tratamento.

Identificou-se rapidamente com a temática e em pouco tempo foi efetivado e indicado como suplente do Conselho de Políticas sobre Drogas, COMAD, assumindo em 2009 seu primeiro mandato como presidente por dois mandatos. Com o desejo de ajudar mais pessoas, resolveu partir exclusivamente para a área de prevenção adotando o lema “Legal é Prevenir”, realizando palestras gratuitamente em todas as escolas de rede municipal de ensino, escolas estaduais e particulares, inúmeras empresas de grande porte, aos policiais e oficias do 13° Batalhão da Policia Militar e para alunos da escola de soldados, na Fundação Casa para familiares e jovens internos.

Palestrou para mais de mil detentos nas três unidades prisionais de Araraquara e centro de Ressocialização masculino e feminino. Foi convidado a palestrar por dezenas de cidades no Estado. Especializou-se em Dependência Química pela USP, participou de seminários nacionais e internacionais como seminarista e palestrante tendo completado em 2015 mais de 2000 mil apresentações realizadas.  Em 2011 foi convidado pelo governo municipal a trabalhar na secretaria de Assistência Social, como Assessor de Políticas sobre Drogas e nela desenvolver um trabalho voltado a prevenção, o que fez até novembro de 2015. Como empresário presta serviço de consultoria e capacitação na área para diversas empresas. Em 2016 foi eleito conselheiro tutelar com 207 votos com o objetivo de proteger os direitos das crianças e adolescentes. Atuando no combate ao uso de drogas, já ouviu muitas histórias, mas o que ele gostaria mesmo é que todas elas tivessem um final feliz.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *