Araraquara

Entre 2020 e 2022, Espaço Crescer realizou quase 18 mil atendimentos 

Números foram apresentados após requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota)


Antes da pandemia, o Espaço Crescer realizava cerca de 1,5 mil atendimentos mensais para acompanhamento de crianças e jovens de 3 a 17 anos com diversos transtornos mentais. Entre 2020 e 2022, foram realizados 17.839 atendimentos. Os dados foram apresentados após Requerimento nº 353/2022, de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota).

No documento, além do número de consultas, Marchese pediu informações sobre os diagnósticos mais comuns, a média de duração de cada acompanhamento, a quantidade de profissionais e eventuais suportes oferecidos aos pais ou responsáveis. Os questionamentos alcançaram também os atendimentos realizados nos assentamentos rurais de Araraquara.

De acordo com a gestora da unidade, Rosana Felipe, a equipe conta com dez psicólogos, além de psiquiatras, terapeuta ocupacional, serviço social, enfermeiro, técnico de enfermagem, administrativo e operacional. Segundo ela, a equipe é dividida em turnos de seis horas, com funcionamento, de segunda a quinta-feira, das 7 às 19 horas, e, na sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Por se tratar de um Ambulatório de Saúde Mental, a gestora explica que o atendimento é por demanda espontânea, não sendo necessário encaminhamento de outros órgãos. “Os atendimentos são marcados por hora, os profissionais atendem pacientes fixos, portanto, trabalham com agenda fechada e, à medida que acontecem as altas, novos casos são chamados”, afirma.

As consultas geralmente ocorrem uma vez por semana, sendo mais espaçados nos processos de alta. A duração do acompanhamento depende da necessidade do paciente, sendo geralmente de 4 a 6 meses para casos leves, chegando a mais de 24 meses em casos mais graves. Os principais transtornos são depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, fobias, transtorno opositor desafiador, luto patológico, abuso e violência e transtorno obsessivo compulsivo.

Referente ao oferecimento de transporte ou outro suporte aos pais e responsáveis, Rosana esclareceu que as questões sociais ficam a cargo da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A gestora ainda afirmou que todos os casos dos assentamentos rurais são atendidos no Espaço Crescer e que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte para consultas no Município.

Serviço: 

 

Espaço Crescer. Avenida Padre Francisco Culturato, nº 925, São Geraldo. Informações: (16) 3334-2383 ou e-mail [email protected]

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *