“Éramos moradores de rua. Hoje somos cidadãos”

“Éramos moradores de rua. Hoje somos cidadãos”

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

A fala é de um morador de rua em evento que reuniu assistidos, serviços públicos e entidades

IDN/Interior/Araraquara

 

A terceira edição do Café da Manhã Solidário ocorreu na manhã da sexta-feira, dia 20, na Praça Pedro de Toledo, reunindo moradores em situação de rua, entidades e serviços públicos que trabalham com o segmento, secretários municipais, vereadores, religiosos e voluntários. O encontro foi marcado pela emoção, a necessidade de dar visibilidade à causa e a demonstração da força de vontade de recuperação. O presidente da Câmara, Tenente Santana fez o pronunciamento em nome do legislativo. Também participaram os vereadores Edio Lopes, Roger Mendes, Paulo Landim e Toninho do Mel.

“Éramos moradores de rua. Hoje somos cidadãos”. Esta fala de um dos assistidos pelos programas municipais marcou o evento, que teve ainda o lançamento de um livro, com poesias escritas por eles próprios. “Identidade – Araraquara vista das ruas” foi organizado pela servidora municipal do Centro Pop, Leonilde Mukoyama. Algumas destas poesias foram lidas pelos próprios autores, muitas vezes em meio ao choro, dando a compreensão que eles haviam rompido com a sociedade ao terem ido para as ruas. “Trazê-los de volta, requer tempo e dedicação. Os que aceitaram o trabalho de recuperação participam do programa e caminham juntos”, disse a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaqueline Barbosa, que agradeceu à Câmara Municipal e aos vereadores por compreenderem a urgência da situação e aprovarem os projetos que hoje transformam a vida dessas pessoas.

Tenente Santana falou que as políticas públicas e os serviços das entidades fazem um trabalho transformador e tem importância sem igual para a sociedade, mas, principalmente para essas pessoas. “Só é possível avançar se houverem programas e serviços na sociedade e a vontade do cidadão em se recuperar”, disse o vereador.

Já o prefeito Edinho Silva manifestou que há grande disposição do governo em desenvolver políticas públicas para os moradores em situação de rua e para outras pessoas que necessitam mais da atuação do governo. “Lidar com a questão depende das opções que o governo faz. Fizemos opção pelas pessoas que precisam da prefeitura. É só assim que as políticas públicas funcionam.

Após as falas das autoridades, aconteceram apresentações teatrais pelos próprios assistidos nos programas, além do café, com salgados, doces, pães e bolos. Algumas entidades tinham barracas com vendas de pães e artesanatos feitos pelos frequentadores dos seus programas.

Também participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; o presidente do Comitê Intersetorial do Programa Novos Caminhos, José Guilherme Cagnin; o padre Cristian Capelato e outros.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *