Araraquara

Escola do Legislativo e Laboratório de Política da Unesp reafirmam parceria para o Parlamento Jovem 2018

Escola do Legislativo e Laboratório de Política da Unesp reafirmam parceria para o Parlamento Jovem 2018
A ideia é iniciar e concluir as atividades do parlamento até julho, para possibilitar a oferta de minicursos sobre…

 

19JAN2018|  13:01   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

“Criar uma cultura de diálogo e reflexão política”. Esse é o objetivo dos envolvidos no Parlamento Jovem. A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal e o Laboratório de Política e Governo da Unesp reafirmaram a parceria para a edição 2018 do projeto, nesta quinta-feira (18). O convênio foi assinado pelo o professor Milton Lahuerta (coordenador do Laboratório) e pelo presidente da EL, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), com a presença do presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), das assistentes técnicas da Escola e de membros do Laboratório.

A ideia é iniciar e concluir as atividades do parlamento até julho, para possibilitar a oferta de minicursos sobre formação política no segundo semestre, visando às eleições e focando em alunos do ensino médio e na população em geral. “Esse é um dos projetos mais importantes da Câmara, pois consegue integrar todos os vereadores de forma apartidária. É impressionante o interesse das escolas e dos alunos em participar”, destacou Yashuda.

Segundo Angeli, foi preciso expandir o projeto na última edição, devido ao número de instituições de ensino interessadas. “O ano passado foi incrível e as demandas apontadas pelos alunos foram atendidas pelo Executivo. Tenho certeza que o próximo será ainda melhor.”

Lauerta quer tornar Araraquara uma referência de civilidade em relação ao debate entre pessoas com ideologias políticas diferentes. “Fomentar essa discussão é uma agenda para o país e não só para o município”, afirmou o professor.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal com alunos do nono ano de escolas estaduais, municipais e particulares de Araraquara. Os objetivos principais são aproximar os estudantes da Casa de Leis e despertar o sentimento de cidadania. Após uma sequência de atividades, os alunos participam de uma sessão parlamentar na Câmara, juntamente com os vereadores. As atividades do parlamento são:

  • Curso sobre o Poder Legislativo
  • Oficina de elaboração de proposituras.
  • Seleção das proposituras
  • Plantão de dúvidas das proposituras selecionadas
  • Visita guiada à Câmara e aos gabinetes dos vereadores
  • Ensaios da Sessão Paramentar dos vereadores jovens
  • Sessão Parlamentar dos vereadores jovens

As fotos podem ser conferidas no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmbmtk98

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *