Araraquara

Especialista indica como tirar fotos profissionais com o celular

Especialista indica como tirar fotos profissionais com o celular

| IDNews |Carolina Malandrino

Docente de fotografia do Senac São Carlos fala sobre limpeza da lente, utilização da luz e enquadramento, entre outras dicas

IDN/Interior/São Carlos

Com as redes sociais aumentando o número de fotos postadas, todos querem aparecer e sair bem na foto, principalmente após a popularização dos smartphones e novidades em aplicativos que não param de chegar. Mas para obter uma imagem com qualidade não basta ter um celular com uma alta resolução, é preciso também saber tirar uma boa fotografia, como explica João Moura, docente de comunicação e artes do Senac São Carlos.

Para João, algumas técnicas podem fazer uma grande diferença no resultado final, como limpar a lente do celular, para que as imagens não pareçam borradas ou desfocadas. Na sequência, é importante verificar a luz que está sendo capturada e será refletida no sensor da câmera. “Pouca iluminação resulta em uma foto escurecida. Por isso, é importante que o objeto ou a pessoa esteja bem iluminado, de preferência por uma fonte de luz que não aparece em cena. Uma dica é aproveitar ao máximo a luz natural próxima às janelas ou em ambientes que a difundem sem deixá-la muito intensa”.

O especialista explica ainda que a claridade em excesso pode ser um problema. “Se tudo está iluminado, a câmera terá dificuldade em criar contraste entre os elementos. Fotografar em dias nublados, ou horas antes do sol nascer ou se pôr, pode deixar o material mais interessante e equilibrado”.

No celular, o enquadramento também é obrigatório. “Assim, é possível ajustar melhor o ângulo das fotos e decidir o que pode ficar centralizado. É uma boa maneira de impedir que as pessoas ou objetos fiquem tortos, deixando a imagem com ajustes profissionais”.

Segundo o docente, é necessário ter atenção redobrada com o fundo. “Importante escolher um fundo neutro ou algum local que valorize o registro. As pessoas precisam ficar atentas para não mostrar a bagunça do quarto ou objetos que possam chamar a atenção, como extintores e lixeiras”. Dificilmente será possível conseguir uma foto perfeita na primeira tentativa. Por isso, João sugere que as pessoas tirem algumas em seguida uma da outra. “O bom é testar ângulos e posições diferentes de maneira mais improvisada. Isso pode gerar imagens surpreendentes”.

Outra dica importante é sobre o uso do flash. “Nesse caso, não é indicado fazer o enquadramento muito próximo ao rosto. Isso faz com que a foto fique estourada, com aspecto ruim.” Existem ainda os filtros das redes sociais, recursos do celular, aplicativos das câmeras e até aplicativos para edição, que contribuem para uma boa fotografia.

Fotografia com Celular ou Câmera Compacta

Para os apaixonados pela arte da fotografia, o Senac São Carlos  oferece algumas opções de cursos na área, destinados a fotógrafos amadores e profissionais. É o caso da capacitação Fotografia com Celular ou Câmera Compacta, que está com inscrições abertas e tem início previsto para 19 de agosto. Para mais informações, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/saocarlos) ou procure a unidade.

Serviço:

Fotografia com Celular ou Câmera Compacta

Data: 19 de agosto a 9 de setembro de 2019
Horário: segunda e quarta-feira, das 13h30 às 17h30

Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro / São Carlos/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *