Brasil

Especialistas indicam habilidades necessárias para se destacar na área de TI

Especialistas indicam habilidades necessárias para se destacar na área de TI

| IDNews|Brasil | Senac / São Carlos | Carolina Malandrino

Setor de tecnologia da informação tem déficit de profissionais com os conhecimentos necessários para ocupação das vagas disponíveis

IDN/Interior/São Carlos

Os investimentos em tecnologia da informação no Brasil têm previsão de crescimento de 4,9% neste ano, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O mesmo levantamento também indica que o setor demandará 70 mil profissionais por ano até 2024, mas o Brasil forma, anualmente, apenas 46 mil pessoas com o perfil necessário para ocupar as vagas disponíveis na área.
Para Rodrigo Barreto, docente da área de TI do Senac São Carlos, a constante expansão do setor está totalmente ligada ao surgimento diário de novas tecnologias. “Este segmento em especial não foi impactado pelas recentes instabilidades econômicas, o que o solidificou. Além disso, diversos aplicativos têm transformado a forma como os brasileiros consomem produtos e serviços, como é o caso da Netflix, Uber, Waze, entre outros”.
O uso massivo de aplicativos pela população nacional, inclusive, posicionou o Brasil como o segundo mercado que mais cresce no mundo dentro desse nicho, de acordo com o relatório Global Trends, da consultoria analítica Adjust. Na escala do estudo, o país atingiu 9,39 pontos, impulsionado pelos dispositivos especializados em compras remotas.
Com os índices promissores, o setor se qualificará e abrirá mais campos de atuação. “Hoje, isso já se reflete para desenvolvedores de dispositivos móveis, realidade aumentada, inteligência artificial, blockchain e para analistas de sistemas”, alerta Ari Thomazini, docente da área de TI do Senac Araraquara.
Por outro lado, Ari explica que como a área é fundamental nas empresas e seu papel está muito mais amplo do que era antigamente, esse cenário exige do profissional o desenvolvimento de competências específicas, que vão além do conhecimento técnico.
Entre eles, destaca-se o conhecimento em Big Data. Por ser uma ferramenta de coleta de dados que ajuda a empresa a identificar vulnerabilidades e brechas de segurança para uma atuação mais estratégica e assertiva, essa habilidade está entre as principais competências exigidas pelo mercado.
O docente também destaca o domínio de outros idiomas, como o inglês, que é essencial para TI, até mesmo porque a maioria das informações são disponibilizadas com essa linguagem. No entanto, também vale a pena investir em outros cursos, como de espanhol, francês, alemão e mandarim, já que a China tem muitas empresas de tecnologia se destacando na atualidade.
Ari exalta, ainda, a familiaridade com diferentes aplicativos, pois o profissional que trabalha com TI precisa conhecê-los e saber programá-los. Esse é um diferencial exigido pelo mercado, independentemente da função.
Outras competências valorizadas no profissional de TI contemplam criatividade, proatividade, adaptabilidade, visão global dos negócios e habilidade para se relacionar com pessoas. “Todas essas características são necessárias tanto para quem quer entrar no mundo do trabalho quanto para quem deseja construir um plano de carreira. Além disso, é necessário curiosidade, entender as novas tecnologias e buscar conhecimento constantemente para lidar com os desafios presentes e futuros”, afirma Ari.
Formação na área
Para aqueles que desejam seguir carreira na área da tecnologia da informação, o Senac Araraquara e o Senac São Carlos ofertam a partir deste mês os cursos Administração do Windows Server 2016, Excel 2016, Excel 2016-avançado, Introdução à Prática da Programação, Revit 2019 – Modelagem Bim de Projetos Arquitetônicos, After Effects CC – finalização e efeitos para vídeos, entre outras opções.
Nas capacitações, os alunos são apresentados às principais tendências do mercado, que envolvem os aspectos humanos, administrativos e organizacionais relacionados ao processamento de dados, aos sistemas de informação, à engenharia de software, à informática e ao conjunto de hardware e software, que garantem competitividade às organizações.
No Senac São Carlos, também há a opção do Ensino Médio Técnico em Informática, curso inédito na unidade que está com inscrições abertas para turmas a partir de 2020. Voltado para os alunos que já concluíram o ensino fundamental, o curso prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais provas de admissão das universidades brasileiras. Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho.
Para se inscrever e conferir a programação completa dos cursos, acesse o portal do Senac Araraquara e do Senac São Carlos. Já sobre informações e inscrições para o Ensino Médio Técnico em Informática, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço:
Senac Araraquara:
Endereço: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

Senac São Carlos
Endereço: R. Episcopal, 700 – Centro, São Carlos – SP, 13560-570
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *