Ícone do site IDNews

“Estado e mudanças institucionais” é tema de palestra na Câmara Municipal

“Estado e mudanças institucionais” é tema de palestra na Câmara Municipal

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

            Ministrada pelo economista Sebastião Neto Ribeiro Guedes, a terceira palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, intitulada “Estado e mudanças institucionais: que instituições queremos para o futuro?”, aconteceu, na quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis. O evento foi promovido pela Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

De acordo com o palestrante, as instituições são sociais e, para existir, precisam de pessoas, de regras que garantam as atividades e um senso comum que as justifique. Alguns exemplos citados foram dinheiro, língua, propriedade, empresa e o Estado, que foi o alvo das explanações.

            Guedes apresentou um panorama econômico sobre as instituições, destacando as características de quatro modelos: conservador, liberal, socialista e reformista progressista. O especialista também pontuou quais deles estiveram presentes ao longo da história do Brasil até o momento atual, que, segundo ele, vive um modelo, ao mesmo tempo, liberal e conservador, no qual a democracia está sob risco.

Para o futuro, o palestrante apontou como possibilidades da nova institucionalidade: “o crescimento econômico para construir uma nova conciliação de classes”; o “não agravamento das condições externas hoje bastante adversas (baixo crescimento econômico mundial, conflito EUA-China, protecionismo mundial)”, e a “conservação de alguma unidade no arco político-ideológico heterogêneo que soldou a aliança liberal-conservadora”. “As instituições podem prover a sociedade para a consolidação de um projeto coletivo, mas, para isso, é preciso uma base madura”, afirmou Guedes.

Ciclo de Palestras Luzes para o Amanhã

Segundo o professor de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e diretor da EGMA, Valdemir Pires, o objetivo do ciclo de palestras é promover o debate sobre temas emergentes do mundo atual, que impactam a vida coletiva, a governabilidade e a governança pública, apontando caminhos para a atuação do poder público em seus diversos níveis, principalmente o municipal.

As palestras são abertas à comunidade, mas têm por público-alvo específico políticos, funcionários públicos municipais, militantes de conselhos e dos movimentos sociais e estudantes de Administração Pública e áreas próximas.

Sobre o palestrante

O professor doutor Sebastião Neto Ribeiro Guedes é economista e professor livre-docente do departamento de Economia da UNESP/FCL-Ar, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile