Estudantes gravam videoclipe sobre preservação ambiental

Estudantes gravam videoclipe sobre preservação ambiental
O minicurso foi ministrado na EESOR pela educadora do LaDiC Amanda Murgo durante as aulas de Projeto de Vida em parceria com a educadora Ana Luíza Araújo Siqueira da…

18DEZ2016| 8:43
José Angelo Santilli

Ocorreu nessa semana no estúdio do Centro de Mídias da Universidade Federal de São Carlos, a gravação de um videoclipe sobre preservação ambiental com a participação de alunos dos 9ºs anos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha (EESOR) da cidade de São Carlos. O clipe musical foi o resultado de uma intervenção do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do CCMC/IFSC/USP/CDMF e Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) do CDMF  realizada na Escola como atividade final do Minicurso “História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia no decorrer da História e os impactos ambientais causados pelas ações humanas”.

O minicurso foi ministrado na EESOR pela educadora do LaDiC Amanda Murgo durante as aulas de Projeto de Vida em parceria com a educadora Ana Luíza Araújo Siqueira da referida escola e ocorreu no período de outubro a dezembro, sob orientação do Prof. Antonio Carlos Hernandes, coordenador de Difusão do CDMF.

Este trabalho teve em vista dois objetivos: o primeiro, promover entre os estudantes uma reflexão sobre a evolução histórica da ciência e da tecnologia, bem como dos impactos ambientais decorrentes do progresso científico e tecnológico sob a ótica da demanda por energia no decorrer da História. O segundo objetivo consistiu em oferecer aos alunos subsídios para desenvolverem seu protagonismo social com vistas a situarem contextos históricos, científicos e tecnológicos as questões ambientais.

No âmbito do segundo objetivo traçado, uma atividade avaliativa foi proposta para o encerramento do minicurso – um concurso de paródias em que os grupos de estudantes ficariam responsáveis por compor uma letra que envolvesse os temas de preservação ambiental discutidos em aula. Os grupos vencedores de cada turma dos 9ºs anos são compostos por Letícia Yukari Hirossi, Sabrina Victoria A. Oliveira, Polyany Silva Pereira, Maria Eduarda A. Santos, Lucas Seiki Hirossi,  Vinicius Ricardo Rosa Noli e Thomas Caio dos Santos.

Em 2017, os videoclipes serão lançados no Canal do YouTube do CDMF e terão como objetivo divulgar e conscientizar outros estudantes e os seguidores das mídias sociais do Centro para a necessidade de preservar o meio ambiente e modificar hábitos.

Parabenizamos aos alunos vencedores, e à equipe da EESOR envolvida na iniciativa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *