Ex-aluna de pós-graduação a distância da Uniara apresenta trabalho em congresso internacional

Ex-aluna de pós-graduação a distância da Uniara apresenta trabalho em congresso internacional
Áurea de Ponte irá explanar no 20th Congress International Ergonomics Association, na Itália…

8:56 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUL26 

A ex-aluna do curso de pós-graduação a distância em Ergonomia da Universidade de Araraquara – Uniara, Áurea de Ponte, irá apresentar o artigo “Case Study: Investigation of Occupational Injury”, desenvolvida como monografia, no “20th Congress International Ergonomics Association – IEA”, que será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, em Florença, na Itália. O trabalho foi orientado pela professora Ivana Leão Ribeiro.

“As doenças osteomusculares apresentam um número significativo de infortúnios e são várias as justificativas para tais ocorrências, sendo que algumas estão ligadas diretamente ou indiretamente à atividade exercida no trabalho”, contextualiza Áurea.

Ela explica que seu estudo apresenta um caso de investigação de queixa osteomuscular com potencial relação com o trabalho. “A formulação de um fluxograma de tratativas dos casos de queixas osteomusculares, registrada no serviço ocupacional da empresa, bem como a elaboração de um relatório técnico que aprecie o histórico ocupacional e de saúde do trabalhador, traz informações importantes para respostas quanto ao nexo causal. O entendimento da doença apresentada pelo trabalhador propicia também tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas que favorecem, no geral, todos os trabalhadores da empresa”, ressalta.

Pelo envio e aceitação da publicação do artigo, a ex-aluna conta que ganhou a inscrição do congresso e a hospedagem. “A conquista me traz a certeza de que fiz um bom Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de pós-graduação. Esse evento é de grande importância na área da ergonomia por reunir profissionais do mundo inteiro”, destaca.

Para Ivana, que orientou o TCC, o projeto “traz uma contribuição muito importante para a literatura”. “Áurea iniciou essa pesquisa sob a orientação da professora Roberta de Fátima Carreira Padovez, e a concluiu sob a minha orientação. Cabe destacar que a ex-aluna, sempre muito proativa, realizou cada atividade com muita responsabilidade e dedicação, o que contribuiu para que o seu trabalho fosse finalizado com sucesso”, elogia.

A relevância clínica do estudo, segundo a docente, “está voltada à atuação e à participação do profissional fisioterapeuta em diversos âmbitos laborais, principalmente na avaliação, no diagnóstico de nexo laboral, na prevenção e na promoção de saúde de trabalhadores”. “Sabe-se que as lesões decorrentes do trabalho são muito frequentes em extremidades superiores, inferiores e na coluna vertebral. O diagnóstico cinesiológico laboral contribui para identificar e descartar enfermidades que estão relacionadas ao trabalho. Com isso, amplia-se a área de atuação do fisioterapeuta em áreas ergonômicas e judiciais trabalhistas e cíveis, com o intuito de emitir laudos de capacidade funcional relacionada ao labor. O resultado do trabalho de graduação garante uma ausência de nexo laboral de sintomas osteomusculares quando relacionados ao labor”, detalha.

Ivana aponta que é importante que empregadores de diversas empresas possam buscar a assistência fisioterapêutica “para diagnosticar, emitir laudos cinesiológicos, prevenir e promover a saúde de seus empregados”. “Com a conclusão desse estudo, espera-se subsidiar futuras pesquisas sobre a atuação e importância do profissional no âmbito ergonômico, judicial trabalhista e cível”, finaliza.

Detalhes sobre o IEA estão disponíveis no endereço http://iea2018.org. Informações sobre o curso de pós-graduação a distância em Ergonomia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *