Ex-aluno de EAD da Uniara apresenta estudo de seu TCC no SEPESQ

Ex-aluno de EAD da Uniara apresenta estudo de seu TCC no SEPESQ
Seminário de Pesquisa Sobre Quadrinhos foi realizado nesta segunda, dia 3, na Unifesp

 04JUL2017|  9h 42 - Assessoria de imprensa da Uniara

O ex-aluno da pós-graduação a distância em Comunicação e Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Gregório de Almeida Fonseca, apresentou seu estudo de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado “Análise do impacto dos quadrinhos digitais na publicação de histórias em quadrinhos em formatos tradicionais”, nesta segunda-feira, dia 3 de julho, no Seminário de Pesquisa Sobre Quadrinhos – SEPESQ, na Unifesp, em Guarulhos. O trabalho foi orientado pelo docente da pós-graduação, Marcos Montenegro Isern.

Fonseca explica que a pesquisa trata da “origem dos quadrinhos no mundo e sua evolução no Brasil, passa por um panorama dos quadrinhos digitais e termina com uma análise das publicações que envolvem o cruzamento das mídias: digital e impresso”. “Por fim, foi realizada uma análise quantitativa dos quadrinhos viabilizados por financiamento coletivo na plataforma Catarse nos últimos anos, mostrando a proporção entre material inédito e republicações impressas de material previamente disponibilizado na internet”, relata.

Com o estudo, ele afirma que “podemos chegar à conclusão de que os quadrinhos impressos e digitais são mídias que compartilham leitores, mas não se substituem”. “O leitor de histórias em quadrinhos, em muitos casos, é um colecionador que, mesmo tendo lido as publicações em um dispositivo eletrônico, deseja armazená-las em papel em seu acervo pessoal. Isso leva a situações onde um material que está disponível gratuitamente na internet seja vendido em tiragens significativas em papel”, exemplifica.

“Por fim, nota-se que as novas tecnologias de criação, armazenamento e distribuição de histórias em quadrinhos contribuem consideravelmente para o crescimento da variedade de títulos publicados, para o aumento do alcance – em número de leitores – e para a facilitação de publicação para autores independentes. Assim, o mercado de quadrinhos se fortalece e o leitor passa a ter mais opções de entretenimento”, ressalta o ex-aluno.

Em relação a relevância social da pesquisa, Fonseca conta que o trabalho mostra tendências de mercado e o crescimento de formas alternativas de publicação. “Esse conhecimento pode ajudar os autores a pensarem na forma de lançamento de seus próximos trabalhos e os leitores na forma como consumirão as histórias em quadrinhos num futuro próximo”, completa.

Montenegro orgulha-se do ex-aluno. “Realmente eu tive a certeza de que cursos de EAD bem formatados, amparados pelo lastro e tradição de uma universidade como a Uniara, rompem barreiras e distâncias”, finaliza.

Informações sobre o Seminário de Pesquisa Sobre Quadrinhos – SEPESQ estão disponíveis no endereço www.grupesq.com.br/sepesq. Detalhes sobre os cursos de ensino a distância da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *