AraraquaraEducação & Cultura

Ex-aluno de Jornalismo da Uniara lança livro sobre Cairbar Schutel

Ex-aluno de Jornalismo da Uniara lança livro sobre Cairbar Schutel
   Obra teve como base seu Projeto Experimental desenvolvido na graduação

16:09 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018SET19 | 

O ex-estudante do curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, David Liesenberg, está lançando o livro “O imortal Cairbar Schutel” pela IDE Editora. A obra teve como base seu Projeto Experimental desenvolvido na graduação.

“Trata-se de um livro-reportagem biográfico sobre a vida e a obra do farmacêutico carioca Cairbar de Souza Schutel (1868-1938). Primeiro intendente de Matão, Cairbar notabilizou-se pela dedicação aos menos favorecidos, que rendeu-lhe o título de ‘Pai da pobreza de Matão’. Tendo descoberto o Espiritismo, passou a divulgá-lo, com a criação do jornal ‘O Clarim’ (1905) e a ‘Revista Internacional de Espiritismo – RIE’ (1925). A obra fundada por ele continua em atividade até os dias de hoje”, comenta o autor.

Ele conta que a publicação teve duas etapas de desenvolvimento. “A primeira foi como elaboração do meu Projeto Experimental da graduação de Jornalismo, em 2009. Eu queria que Cairbar Schutel fosse conhecido, mais do que como o mero nome de um hospital psiquiátrico de Araraquara. O resultado de quatro anos de pesquisa foi o livro de 176 páginas”, explica.

A segunda etapa, segundo Liesenberg, foi marcada quando uma editora espírita da região desejou imprimi-lo. “Como eu tinha mais elementos para incluir, pelo fato de a pesquisa ter continuado desde 2009, debrucei-me por mais alguns meses e entreguei a obra com 240 páginas. Pesquisei em periódicos dos séculos XIX e XX no próprio acervo do Clarim, e também em bibliotecas, cartórios e instituições”, detalha.

O ex-aluno da Uniara menciona que existem pelo menos quatro biografias sobre Cairbar Schutel e, desse modo, para o desenvolvimento de sua obra, ele revela que o maior desafio foi trazer elementos novos ao que já existia. “Por se tratar de uma história que ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX, o acesso a informações foi muito limitado”, diz.

Liesenberg faz questão de agradecer a Uniara, “que propiciou-me a formação em Jornalismo”. “Encontrei na instituição uma família, por isso, fica o meu abraço a todos os colegas, amigos e familiares”, finaliza.

Interessados em adquirir “O imortal Cairbar Schutel” podem acessar o endereço da editora – www.idelivraria.com.br/Produto/o-imortal-cairbar-schutel – ou também procurá-lo em sites de grandes livrarias, como Saraiva, Cultura e Amazon.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *