Saúde & Cuidados

Exames de histeroscopia voltam neste mês na Fungota 

Exames de histeroscopia voltam neste mês na Fungota 

Vereador Marcos Garrido (Patriota) questionou a Prefeitura sobre interrupção do serviço


A histeroscopia é um exame ginecológico que permite identificar eventuais alterações existentes no útero. No entanto, o líder do Patriota na Câmara Municipal de Araraquara, vereador Marcos Garrido, foi informado que muitas mulheres não estariam conseguindo passar pelo procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS), pois o serviço, até então realizado pela Maternidade Gota de Leite, teria sido interrompido. Em busca de explicações, o parlamentar protocolou, no dia 20 de agosto, o Requerimento nº 781/2021, endereçado à Secretaria da Saúde.

De acordo com Garrido, pacientes encaminhadas pelo Ambulatório de Saúde da Mulher, para realização do exame de histeroscopia, não estavam conseguindo fazer o agendamento na Maternidade Gota de Leite. “Tivemos informações que, repentinamente, esses exames deixaram de ser realizados pela rede municipal de saúde. Trata-se de um exame ginecológico de baixo custo, mas de extrema importância para prevenção e tratamento de doenças. A retomada desse procedimento é vital para a saúde da população feminina em tratamento e acompanhamento clínico ou ambulatorial pela rede pública de saúde”, frisava o vereador.

No documento, o parlamentar pedia esclarecimentos sobre o motivo da interrupção do exame pela rede municipal de saúde e perguntava quando o procedimento seria retomado.

Em resposta enviada no dia 30 de agosto, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, informou que os exames de histeroscopia serão realizados pela Fungota dentro de um mês, ou seja, setembro, juntamente com o retorno das cirurgias eletivas.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *