Educação & Cultura

Exposição de  Nanoarte integra programa do 1º Festival  de Fotografia de São Carlos

Exposição de  Nanoarte integra programa do 1º Festival  de Fotografia de São Carlos

| IDNews|Brasil | José Angelo Santilli

Obras ficarão expostas até dia 11 de outubro

IDN/Educação & Cultura

A exposição “Nanofotografia – a arte no invisível” integra o programa de obras do “1º Festival de Fotografia de São Carlos”, que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro no Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, em São Carlos. Entretanto, após o encerramento do festival a exposição continua aberta ao público até o dia 11 de outubro.

A Nanoarte é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Na verdade, são imagens de materiais obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. Desta forma, a utilização de ciência e arte é capaz de transformar sistemas extremamente complexos em formas simples e proporcionar um melhor entendimento das origens dos materiais como prata, ouro e outros compostos sintetizados em laboratório.

 O objetivo principal é mostrar a face oculta da estrutura dos materiais nanométricos e difundir em forma de arte o conhecimento sobre os semicondutores, suas múltiplas morfologias e propriedades ópticas e elétricas distintas.

Nas obras, estão as imagens que foram criadas a partir de medidas de microscopia eletrônica. Coloridas, pois as originais são em branco e preto, surgem figuras com muita semelhança com os objetos que nos rodeiam. Assim, os artistas criam uma nova imagem, transformando-a em arte e chamando a atenção para a ciência moderna e seus meandros invisíveis.

O Projeto Nanoarte do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais – CDMF sediado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar é coordenado pelo Prof° Dr Elson Longo e a supervisão artística fica a cargo do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pós doutorando Ricardo Tranquilin.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *