AraraquaraSLIDER

Exposição na Câmara recebe origamis de girassóis de Jorge Okada

Exposição na Câmara recebe origamis de girassóis de Jorge Okada
Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade, e acalentava o desejo de homenagear sua terra natal …

18AGO2017|  8:37   -  IMPRENSA CAM

O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), recebeu nessa terça-feira (15) o matemático araraquarense Jorge Okada, que participa do projeto cultural “Araraquara: o recontar do seu existir”, organizado pela Academia Araraquarense de Letras. De iniciativa de Darcy Dantas, o projeto está em exposição no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Araraquara até o dia 31 de agosto.

Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade, e acalentava o desejo de homenagear sua terra natal havia tempo. Ele estudou no Parque Infantil e também fez o curso de Agrimensura nas Faculdades Logatti.  Já em São Paulo, formou-se em Matemática pela Universidade Mackenzie. Atualmente, ele e a esposa Maria residem em São Carlos. Para homenagear o bicentenário de Araraquara, Okada produziu 200 origamis de girassóis para a exposição “A Cidade dos 200 Sóis”, que será instalada na Facira.

Ele também aceitou o convite de Darcy Dantas e produziu mais 22 origamis de girassóis especialmente para a exposição na Câmara. Esses girassóis decoram 22 quadros, que simbolizam o 22 de agosto, data de aniversário da cidade.  O girassol remete ao sol, símbolo de Araraquara. Cada girassol tem 20 pétalas, e cada pétala representa uma década. A pétala tem o formato de um “A” (Araraquara) e duas formam um “M” (Morada do Sol), lembrando também a estrutura do Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o “Gigantão”. “É um trabalho é minucioso. Agradeço ao Senhor Okada por essa homenagem expressiva ao bicentenário de Araraquara”, disse Yashuda.

Ele iniciou a produção dos girassóis em fevereiro, utilizando papel espelho amarelo, papel arroz pintado de laranja, além do cabo de papel craft reciclado e papel crepom pintado de verde. O amarelo e o laranja remetem ao sol , e os cabos das peças são ornamentados com fitas azuis e brancas – referências à bandeira de Araraquara.

Darcy Dantas explica que “este projeto teve como objetivo principal coletar considerações dos cidadãos araraquarenses acerca de sua percepção do viver na cidade, sua impressão atual e passada, como também a projeção de dias futuros. A coleta foi realizada nos vários bairros do município, com pessoas de faixas etárias e condições sociais diversas”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *