Exposição na Câmara recebe origamis de girassóis de Jorge Okada

Exposição na Câmara recebe origamis de girassóis de Jorge Okada
Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade, e acalentava o desejo de homenagear sua terra natal …

18AGO2017|  8:37   -  IMPRENSA CAM

O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), recebeu nessa terça-feira (15) o matemático araraquarense Jorge Okada, que participa do projeto cultural “Araraquara: o recontar do seu existir”, organizado pela Academia Araraquarense de Letras. De iniciativa de Darcy Dantas, o projeto está em exposição no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Araraquara até o dia 31 de agosto.

Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade, e acalentava o desejo de homenagear sua terra natal havia tempo. Ele estudou no Parque Infantil e também fez o curso de Agrimensura nas Faculdades Logatti.  Já em São Paulo, formou-se em Matemática pela Universidade Mackenzie. Atualmente, ele e a esposa Maria residem em São Carlos. Para homenagear o bicentenário de Araraquara, Okada produziu 200 origamis de girassóis para a exposição “A Cidade dos 200 Sóis”, que será instalada na Facira.

Ele também aceitou o convite de Darcy Dantas e produziu mais 22 origamis de girassóis especialmente para a exposição na Câmara. Esses girassóis decoram 22 quadros, que simbolizam o 22 de agosto, data de aniversário da cidade.  O girassol remete ao sol, símbolo de Araraquara. Cada girassol tem 20 pétalas, e cada pétala representa uma década. A pétala tem o formato de um “A” (Araraquara) e duas formam um “M” (Morada do Sol), lembrando também a estrutura do Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o “Gigantão”. “É um trabalho é minucioso. Agradeço ao Senhor Okada por essa homenagem expressiva ao bicentenário de Araraquara”, disse Yashuda.

Ele iniciou a produção dos girassóis em fevereiro, utilizando papel espelho amarelo, papel arroz pintado de laranja, além do cabo de papel craft reciclado e papel crepom pintado de verde. O amarelo e o laranja remetem ao sol , e os cabos das peças são ornamentados com fitas azuis e brancas – referências à bandeira de Araraquara.

Darcy Dantas explica que “este projeto teve como objetivo principal coletar considerações dos cidadãos araraquarenses acerca de sua percepção do viver na cidade, sua impressão atual e passada, como também a projeção de dias futuros. A coleta foi realizada nos vários bairros do município, com pessoas de faixas etárias e condições sociais diversas”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *