Economia & Negócios

Fábricas da Dako e Continental são ocupadas após falência em SP

Fábricas da Dako e Continental são ocupadas após falência em SP

Empregados estão sem receber salários e estão acampados em duas unidades

Nesta segunda (15), cerca de 2 mil funcionários da fabricante de fogões e geladeiras Mabe ocuparam duas unidades da empresa nas cidades de Campinas e Hortolândia, interior de São Paulo. Na semana passada, a Justiça de São Paulo decretou a falência da companhia no Brasil. A Mabe é uma multinacional com sede no México. Segundo “O Globo”, desde dezembro passado, a empresa deixou de produzir peças das marcas Dako e Continental.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, informou que uma assembleia realizada nesta segunda decidiu pela ocupação das fábricas para garantir os direitos trabalhistas dos empregados depois da decretação da falência. Segundo o sindicato, os empregados estão sem receber salários de janeiro e fevereiro e o 13°, mesmo com seus contratos de trabalho ainda em vigor. Cerca de 400 empregados que foram demitidos entre 2015 e janeiro deste ano também não receberam as rescisões, segundo o sindicato.

“Os trabalhadores iniciaram um movimento de resistência nas portarias das fábricas para impedir qualquer tentativa de retirada de máquinas e equipamentos por parte da empresa”, diz nota do sindicato.

Em 2013,a Mabe Brasil entrou com pedido de recuperação judicial e o plano de reestruturação foi aceito pela Justiça. Em dezembro passado, no entanto, o administrador judicial que acompanhava o cumprimento do plano de reestruturação apresentou à Justiça pedido de falência da empresa após verificar que a proposta não estava sendo cumprida. A Mabe suspendeu suas atividades no dia 18 de dezembro e concedeu férias coletivas aos funcionários. A data de retorno prevista era o dia 18 de janeiro, mas isso não aconteceu, por intervenção do sindicato, já que os funcionários não haviam recebido salários.

Ainda segundo “O Globo”, a Mabe possui dívidas de R$ 19,2 milhões com serviços contratados e R$ 4,5 milhões com fornecedores de matérias-primas. Por telefone, um responsável pela segurança da Mabe informou que nâo há expediente desde dezembro e que a companhia está em recesso.

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *