Araraquara

Facesp entrega a Dória plano de reabertura do comércio em todo o estado.

Facesp entrega a Dória plano de reabertura do comércio em todo o estado.

| IDNews®|Brasil |Hamilton Guimarães P.Mendes

Janone fala sobre Araraquara e detalha documento

IDN – Facesp

Janone revela que plano também prevê reabertura no já dia 1º em algumas regiões onde o nível de contágio é muito baixo. Entidade integra o Comitê Empresarial Econômico, formado pelo governo estadual e que avalia os impactos do coronavírus na economia do Estado

A crise econômica gerada pela completa paralisação do comércio e da indústria em razão da pandemia de Coronavírus, mobilizou autoridades e as principais lideranças empresariais do país na busca de uma saída que minimize o problema, salve empregos e viabilize, pelo menos, que a roda da economia volte a girar, mesmo que de maneira tímida nos próximos dias.

Os esforços dispendidos nos últimos dias se materializaram em dezenas de videoconferências realizadas pela Facesp e pelo governo do estado, o que aproximou as partes e abriu caminho para a elaboração de um plano que prevê a retomada das atividades econômicas em municípios do Interior que apresentem baixa incidência de casos de Coronavírus e contam com redes de saúde adequadas para o atendimento dos pacientes.

Vice-presidente da RA 18 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Júnior participou dessas conferências e confirmou que o presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, já apresentou ao próprio governador João Doria o Plano Facesp.

De acordo com Janone, o plano também foi apresentado durante a participação de Cotait no Comitê Empresarial Econômico, formado por entidades da sociedade civil e pelo governo estadual e que avalia os impactos do coronavírus na economia do Estado. O Comitê debate o Plano São Paulo, criado pelo governo Dória, que prevê a reabertura gradual do comércio no estado, bem como as medidas que devem ser tomadas para a recuperação econômica. A reunião, por videoconferência, foi realizada na manhã de quarta-feira (29/04).

Conheça mais detalhes do Plano Facesp

Janone explicou à reportagem que a proposta elaborada pela Federação das Associações Comerciais do estado de São Paulo, visa a reabertura regionalizada da economia, tendo como base o número de pessoas contaminadas, a população e os leitos hospitalares (redes pública e privada) disponíveis.

O documento possui 63 páginas e detalha todo o plano de retomada das atividades que foi baseado em dados do Plano São Paulo, apresentado pelo governador João Dória em 22 de abril último.

“Fizemos um levantamento detalhado da estrutura hospitalar, de leitos e de contágio, de todas as 22 regiões do Estado, e 15, não apenas apresentam baixa incidência de casos de Covid-19, como contam com uma estrutura de saúde muito boa, o que possibilitaria a reabertura do comércio já no dia 11 de maio”, destacou.

Segundo o presidente da ACIA, o objetivo do Plano Facesp é, por meio dos dados apresentados, auxiliar o governo do Estado na tomada de decisões, neste momento inédito da nossa história”, ressaltou.

“O nível de contágio em Araraquara vem sendo bem controlado, contamos com boa estrutura hospitalar e de leitos, e além disso, a Prefeitura se antecipou, criando novas estruturas, como o Hospital de Campanha e o Centro de Triagem de Síndromes Gripais. O empresário araraquarense também vem fazendo sua parte, apesar das perdas e da crise que se avizinha, mas tenho convicção de que seguindo os protocolos estabelecidos pelo Plano Facesp é possível, sim, retomarmos a abertura do comércio neste momento”, afirmou.

Janone ressalta que o Plano é uma fotografia que mostra exatamente a realidade das cidades neste momento, o que viabiliza a reabertura gradual do comércio, “….o que, na prática, significa a manutenção de empregos e a retomada de negócios”, disse.

Ainda sobre a atuação das associações comerciais junto ao governo do estado na elaboração do planejamento para a reabertura do comércio, e a consequente retomada da economia, Janone explicou que a Facesp atuará ao lado do Governo Dória na elaboração dos protocolos situacionais, no processo de abertura em fases, na flexibilização gradual dos setores, e na segmentação dos municípios.

“De acordo com o faseamento definido pelo Estado, a retomada será iniciada por setores de menor risco de contaminação e de maior vulnerabilidade econômica”, afirmou.

Para que estas regiões voltem a funcionar, Janone destacou que as Associações Comerciais, com apoio da Facesp, passarão a fazer um amplo trabalho de divulgação e acompanhamento dos protocolos-padrão que precisam ser seguidos pelos mais diferentes segmentos.

“Nosso presidente, o Cotait, também sugeriu ao governador a criação de uma comissão para intermediar a obtenção de novos recursos junto ao Governo Federal. Recursos estes que seriam disponibilizados pelo Banco do Povo e pelo Investe SP com apoio da rede de Associações Comerciais”, encerrou Janone.

O Plano Facesp pode ser acessado na íntegra  www.facesp.com.br/midia/plano-facesp/plano-facesp-retomada-das-atividades-v5-completo.pdf.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *