Araraquara

Farc e Colômbia acertam a saída de crianças-soldado das guerrilhas

Farc e Colômbia acertam a saída de crianças-soldado das guerrilhas, em comunicado lido em Havana, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo do país se comprometem a retirar crianças menores de 15 anos das fileiras da guerrilha
8:21| 16/05/2016
Pacto - Farc

Um acordo foi firmado entre as Farc e o governo da Colômbia perante a ONU, no domingo (15), para que as crianças-soldado do grupo rebelde comecem a sair, em breve, das fileiras dessa guerrilha. Tal negociação está prestes a ser assinada em Cuba, como parte do processo de paz.

A guerrilha “se compromete a realizar a saída dos menores de 15 anos das Farc assim que se acordar o protocolo e o plano transitório de acolhida dessas crianças”, declararam as partes envolvidas, em um comunicado conjunto lido em Havana, mediadora das negociações pacificadoras, segundo o jornal O Tempo.

A medida foi anunciada no momento em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano debatem o cessar-fogo bilateral e definitivo, um dos pontos remanescentes prévios à assinatura do acordo de paz.

Os envolvidos não informaram o número de menores que poderão se beneficiar desse pacto. Na última quinta-feira (12), foi divulgado um acerto que blinda juridicamente o acordo definitivo de paz negociado em Cuba.

Desde 2012 que o recrutamento de menores é discutido no acordo de paz que as Farc desenvolvem em Cuba com o governo. Em fevereiro de 2015 a guerrilha já havia divulgado o fim dessa prática com menores de 18 anos.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *