Araraquara

Febre na internet: criação de memes exige conhecimento básico de edição de imagens 

Febre na internet: criação de memes exige conhecimento básico de edição de imagens
   Docente do Senac Araraquara revela que a arte cômica tem atraído mais  jovens para a sala de aula

9:20 |GABRIELLE CHAGAS |2018JUL02| 

Todos os dias, usuários das principais redes sociais e de aplicativos de comunicação instantânea recebem fotos e vídeos virais que alcançam milhões de pessoas. No meio desse conteúdo, circula o popular meme – arte cômica feita a partir de imagens, vídeos e gifts -, que originalmente foi criado pelo teórico evolutivo Richard Dawkins, em 1976, com o seu livro O Gene Egoísta.  Na internet é utilizado para resumir e comunicar uma mensagem de fomra concisa. Cada vez ganha mais adeptos.

Segundo Grace Lis, docente do curso de computação gráfica do Senac Araraquara, existem, inclusive, comunidades e grupos que criam essas montagens no Facebook, como a South America Memes (SAM). “Essas páginas chegam a reunir mais de um milhão de integrantes. Algumas têm até equipes responsáveis pelo controle de conteúdo. O objetivo é filtrar as melhores mensagens e abastecer os usuários com montagens interessantes e de qualidade.”

Com a popularização e monetização dos memes, cada vez mais jovens estão buscando conhecer o tema e aprender sobre o seu desenvolvimento.  “Muitas pessoas, com faixa etária entre 18 e 30 anos, tem procurado cursos na área de tecnologia da informação e comunicação e artes para aprender a desenvolver os próprios memes e como fazer dessa tendência uma produção séria de qualidade”, explica a docente.

 Tendência

Para Grace Lis, a “febre” dos memes é tanta que até mesmo empresas e agências de publicidade têm se apropriado dessa linguagem humorística para fazer campanhas e promoções. Com isso, profissionais reconhecidos dessa área, como Gabriel Marques, o brasileiro criador do meme da Nazaré, personagem da novela Senhora do Destino, e Renan Schwarz, criador do meme do Chapolim, ganharam destaque.

 Porém, é preciso conhecer algumas questões legais para evitar problemas. “Na hora de produzir as artes inspiradas na brincadeira, é necessário ter autorização de uso de imagem por escrito da pessoa da foto e seguir os mesmos critérios estabelecidos pelo Conar, indicados para qualquer publicação. É importante, também, registrar o meme no site Avctoris ou, no mínimo, colocar uma marca d’água que caracterize a sua criação”, acrescenta Grace.

A criação das próprias montagens exige que o usuário tenha algumas noções de programas de edição, entre eles, os mais conhecidos como o Illustrator, Photoshop e Corel Draw. Acompanhando essa tendência, o Senac Araraquara está com inscrições abertas para as capacitações de curta duração Photoshop CC – técnicas avançadas e Premiere Pro CC – edição e finalização de vídeo.

Mais informações sobre todos os cursos ofertados, acesse o Portal: www.sp.senac.br/araraquara ou procure a unidade.

Serviço

 Photoshop CC – técnicas avançadas

Data: de 1º de setembro a 8 de dezembro de 2018

Horário: sábado, das 9 às 12 horas

 

Premiere Pro CC – edição e finalização de vídeo

Data: de 12 de novembro a 18 de dezembro de 2018

Horário: segunda, terça e quarta-feira, das 14 às 17 horas

 

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935 – Carmo – Araraquara/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *