Araraquara

Feira do produtor rural começa nesta sexta, dia 13

Feira do produtor rural começa nesta sexta, dia 13
Desde março deste ano, 23 pequenos produtores rurais vêm sendo preparados pelo Senar SP e o Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae e Fundação Itesp, para a implantação de uma feira de produtos hortifrutigranjeiros que segue avançadas técnicas de organização.

12OUT2017|  6:25 - Feira do produtor - Foto: Sindicato Rural de Araraquara

No ano passado, o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas, reivindicou junto ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a implantação do programa Feira do Produtor Rural, como forma de capacitar produtores rurais de pequeno porte e dar a eles a oportunidade de se fortalecerem no agronegócio através da comercialização de produtos frescos e de qualidade (verduras, legumes e frutas). Nos últimos oito meses, a instrutora do Senar SP, Ângela Nigro, preparou os trabalhadores que agora estão certificados para a venda destes produtos ao público consumidor.

Deste programa organizado pelo Senar e o Sindicato Rural, outros parceiros tomaram parte: a Fundação ITESP priorizou os produtores rurais interessados em participar do projeto e dentro do conjunto de ações para gerar os negócios do campo, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo a logística com a cessão do local e oferecendo o acompanhamento da Vigilância Sanitária para orientar o feirante sobre as normas de Higiene, Segurança e Saúde. O Sebrae Araraquara tornou-se responsável em capacitar o trabalhador para a gestão do seu negócio.

Para o agrônomo João Henrique de Freitas, coordenador regional do Senar, os participantes deste programa já possuem experiência em organização da produção, visto que quase todos participam de alguma feira ou possuem uma rede de clientes (supermercados, varejões e outros), que implicam na organização da produção para atender as demandas. Contudo, o trabalho de parceria que o programa do Senar vem propiciando pode agregar novas ideias ao produtor, além de estimulá-lo a diversificar os produtos. Nestes momentos finais, conclui João Henrique, todas estas etapas são retomadas, a fim de dar subsídios necessários ao produtor para o lançamento da feira.

Já o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas, compreende a importância do trabalho de cada parceiro: “Juntos somos mais fortes e podemos proporcionar ao trabalhador rural a oportunidade de desenvolver uma agricultura familiar que lhe possibilitará renda extra no final do mês”, justifica o dirigente. Nicolau ressalta ainda que o programa foi realizado de forma gratuita e premia cada novo feirante pela sua dedicação. Ainda assim, finaliza o presidente do Sindicato Rural, somos gratos a eles e também aos colaboradores que se dispuseram em ajudar na implantação do projeto iniciado em março.

COMEÇA A FEIRA

A Feira do Produtor Rural tem o seu lançamento previsto para o dia 13 de outubro, em frente ao Estádio da Fonte Luminosa (também chamada Arena da Fonte), funcionando das 17h às 21h; o evento acontecerá todas as sextas-feiras. Consideramos a implantação da feira – disse a instrutora Ângela Nigro – num momento histórico para a nossa cidade. Pacientemente, Ângela foi seguindo com os participantes os diversos módulos de um programa que sempre visou estruturar a atividade do trabalhador rural, colocando-o em contato com o mundo dos negócios e dando-lhe a oportunidade de se tornar um empreendedor.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *