Fiscalização de empresas de energia elétrica é alvo de questionamento

Fiscalização de empresas de energia elétrica é alvo de questionamento

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Vereador Elias Chediek solicitou relatórios entregues ao Executivo pelas empresas

IDN – Interior – Araraquara

A Lei Municipal 8.743/ 2016 obriga empresas de distribuição de energia elétrica, telecomunicações e outros serviços, que possuem infraestrutura de postes, a utilizarem o espaço público de forma organizada e respeitando rigorosamente as normas técnicas. Por isso, após a morte de um motociclista que pode ter sido provocada por uma fiação solta, o vereador Elias Chediek (MDB) encaminhou o Requerimento 494/2020 à Prefeitura, solicitando informações sobre como é feita a fiscalização da referida lei.

            O parlamentar requereu os relatórios mensais de 2020 constando todas as notificações realizadas junto às empresas, as denúncias feitas ao órgão regulador e a comprovação de protocolo dos documentos, já que as empresas têm obrigação de encaminhar tal documentação ao Executivo.

Além disso, Chediek perguntou como tem sido feita a fiscalização do cumprimento das obrigações impostas pela Lei 8.743/2016, de autoria da Prefeitura, mas de iniciativa do vereador, conforme Indicação 1530/2016, e qual a estrutura existente no que tange ao contingente de pessoal e de veículos.

Também foi questionado se há empresas multadas pelo descumprimento de normas e, em caso afirmativo, solicita a relação daquelas que foram penalizadas, juntamente com os valores aplicados. Vale ressaltar que cada multa equivale à 70 unidades fiscais municipais (UFMs), ou seja, R$ 4.037,60.

“O compartilhamento de postes não deve comprometer a segurança de pessoas e instalações. É obrigação das empresas a retirada de fios inutilizados nos postes, como forma de reduzir os riscos de acidentes. O que aconteceu no último dia 17 com o jovem de 23 anos não pode se repetir. Por isso, precisamos saber como anda a fiscalização desse serviço”, concluiu Chediek.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *