Fisioterapeuta da Uniara alerta para os cuidados com o frio durante os exercíci

Fisioterapeuta da Uniara alerta para os cuidados com o frio durante os exercícios
Clima torna necessária uma atenção maior quanto à realização de atividades físicas

18JUL2017|  15:23 -  Assessoria de imprensa da Uniara

 Com o início do inverno, a associação entre o clima ameno e a baixa umidade relativa do ar torna necessária uma atenção maior quanto à realização de atividades físicas, principalmente em pacientes pneumopatas (doenças respiratórias) e cardiopatas (doenças do coração).

De acordo com o professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Luis Gustavo Pozzi, responsável pela supervisão de estágio na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, nesta estação do ano, pacientes portadores de doenças pulmonares como asma e bronquite crônica estão mais suscetíveis a desencadear crises de falta de ar.

Ele recomenda manter a umidificação das vias aéreas com a utilização de umidificadores nos ambientes e inalação, além de evitar a exposição a agentes desencadeadores da crise como choque térmico, ambientes fechados com excesso de pessoas e locais empoeirados, que promovem a redução de intercorrências associadas a estas patologias, além de propiciar a realização mais efetiva da atividade física.

Pacientes cardiopatas devem se precaver durante a realização de exercício físico em baixas temperaturas, principalmente no início da manhã. Pozzi ressalta que o frio afeta o sistema circulatório promovendo aumento da pressão arterial, o que facilita a ocorrência de acidente vascular encefálico (derrame), infarto do miocárdio e fadiga precoce.

“A utilização de roupas adequadas, aquecimento pré-esforço e evitar exercícios fatigantes são as maiores precauções a serem adotadas”, explica o docente.

É válido ressaltar que o mais adequado é a prática de atividade física sob supervisão de um profissional capacitado. O monitoramento de sinais e sintomas específicos reduz os riscos durante o esforço, principalmente nos casos mais graves destas patologias.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *