Araraquara

Formada primeira turma do projeto Doutores Genésiu’s, palhaços da Lacca

Formada primeira turma do projeto Doutores Genésiu’s, palhaços da Lacca

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

No domingo (9), o vereador Roger Mendes (Progressistas) participou da formatura dos Doutores Genésiu’s, palhaços da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca). “Quero parabenizar os formandos e a Lacca pelo projeto.”

A coordenadora do projeto, Silvia Arruda, explica que a ideia surgiu a partir de uma visão de humanização da diretoria da Lacca, sentindo a necessidade de estender os atendimentos externamente, estando cada vez mais próximo às pessoas que passam por um momento difícil que é o tratamento do câncer, e que isso só seria possível com os doutores palhaços.

Desde então, segundo Silvia, o grupo foi formado com o objetivo de levar alegria e amor nas residências dos pacientes cadastrados na Lacca, hospitais e também a participação em eventos promovidos pela Liga. “Os Doutores Genésiu’s, assim como a Lacca, é um projeto sem fins lucrativos”, ressalta.

Ainda segundo a coordenadora, os voluntários, hoje “Doutores”, passaram por um treinamento rigoroso, quando participaram de oficinas preparatórias específicas para desenvolver esse trabalho, que exige empenho, dedicação, limites e, principalmente, aprender a respeitar o momento de fragilidade das pessoas em tratamento.

Sorrir é o melhor remédio

Com o slogan “Sorrir é o melhor remédio by Lacca”, os Doutores têm em suas visitas a missão de tirar naquele instante o foco da doença e trazer bem-estar a todos com muitas doses de sorrisos.

O grupo é composto por voluntários e entre eles um psicólogo para dar suporte profissional através de oficinas. “Os Doutores Genésiu’s contam com uma sede própria, onde é o ponto de encontro, e também o local onde são realizadas oficinas regularmente”, explica Silvia, que acrescenta que para ser um Doutor Genésiu’s os interessados precisam ter disponibilidade de horários, pois o grupo atua de segunda a segunda, seguindo escala de plantão; ter mais de 18 anos; ter compromisso e responsabilidade com o trabalho proposto; e participar efetivamente das oficinas preparatórias.

A coordenadora informa que no dia 9 de junho foi formada a primeira turma dos Doutores Genésiu’s, mas que próximas serão abertas.

Presente no evento, Marlene Lopes, que é presidente da Casa Mater e também integrante da Lacca, explica que frequentemente fazem visitas para as pessoas, que é o trabalho que os palhaços também vão ajudar a fazer. “Muitas vezes, a pessoa está triste, acamada e levamos uma palavra de conforto. Acredito que com a presença dos Doutores Genésiu’s elas vão ter mais alegria e não somente uma visita para um doente para ver o que ele está necessitando, mas uma visita de um carinho maior, para que nos momentos de tristeza possa dar um sorriso. Quando o paciente completa um ano de cadastro na Lacca, a entidade leva em seu aniversário uma cesta de guloseimas. Imagine uma comemoração com a presença dos Doutores Genésiu’s? Vai fazer valer o slogan de que sorrir é mesmo o melhor remédio.”

Contatos da Lacca

Escritório Administrativo

Avenida Portugal, nº 238

Telefone: (16) 3322-2817

Loja de usados

Rua Carlos Gomes, nº 1730

Telefone: (16) 3322-3673

E-mail: [email protected]

Site: www.lacca.org.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *