Araraquara

Formatura do Proerd reúne mais de mil pessoas no Sesc

Formatura do Proerd reúne mais de mil pessoas no Sesc
Outro grande entusiasta da iniciativa é o vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Tenente Santana (MDB), autor da lei que … 

8:30 |Assessoria de Imprensa | 2018JUN14 

“Hoje é dia de… Proerd”! O lema ecoado em uníssono por estudantes do Ensino Fundamental definiu o tom da festa de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, na tarde desta quarta-feira (13). A criançada, acompanhada por familiares, professores, representantes da Polícia Militar e autoridades, mostrou emocionada que fez lição de casa. Como a pequena Yasmin Souza Rosa, de 10 anos, que recebeu um prêmio pela sua redação sobre o Proerd e conta: “Aprendi que a melhor solução para ficar de bem com a saúde é ficar longe das drogas e da violência”.

Yasmin foi uma das 570 crianças do 5º ano de nove escolas das redes pública e privada que completaram o percurso formativo com os instrutores Cabo Marcos Gois e Soldado Renata da 1ª Companhia de Polícia Militar do 13º BPM/I. Na festa de formatura, não faltou emoção, com lágrimas de pais e alunos, como as de Miriam Santoni, que não cabia em si de orgulho da filha Júlia, cuja redação também foi premiada. “A gente semeia muito amor e depois fica feliz quando colhe os resultados”, justifica.

O objetivo do programa, é encorajar as crianças em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência, oferecendo estratégias para desenvolvimento de habilidades de comunicação, autoestima e tomada de decisões. O trabalho conjunto entre instituições de ensino, família e policiais fardados presentes nas escolas é o segredo do sucesso da iniciativa. “O programa tem uma metodologia própria, é formatado em módulos e tem uma cartilha que é seguida em classe pelos nossos instrutores. Durante o curso, são realizadas várias atividades ao longo do semestre”, explica o capitão da 1ª Companhia, Rogério dos Reis.

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), destaca a importância do projeto, que considera “um dos mais importantes da cidade”. Yashuda conta que dos três filhos, apenas a mais nova ainda não fez o curso. “Ela está cursando o 5º ano agora, e sei que sua escola será assistida no segundo semestre. No final do ano, quero estar novamente presente, prestigiando a formatura.”

Outro grande entusiasta da iniciativa é o vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Tenente Santana (MDB), autor da lei que institui o Dia Municipal do Proerd, comemorado no dia 9 de maio. ”Tenho três filhos formados, dois advogados e uma dentista. Eles aprenderam a dizer ‘Não” às drogas. Acredito que este seja o maior curso que uma criança pode fazer: aprender a dizer ‘não’ a algo que acaba com a família, a dignidade da pessoa e o profissional”, conclui o parlamentar.

Participaram da formatura o vereador Edio Lopes (PT), o secretário da Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, o Major da PM Luís Roberto Moreira Filho, o coordenador executivo Alexandre Luis Martins de Freitas, além de diretores e professores das escolas E. E. “Antonio Joaquim de Carvalho”, E.E “Florestano Libutti”, E.E. “Leonardo Barbieri”, E. M. “Rafael de Medina”, E. M. “Henrique Scabello”, Colégio Adventista de Araraquara, Colégio Interativo, Liceu Monteiro Lobato e Colégio Objetivo Júnior.

Confira mais fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmmusVr3

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *