Ícone do site IDNews

Fórum Jurídico da Pessoa Surda reafirma direitos das pessoas com deficiência em Araraquara

Fórum Jurídico da Pessoa Surda reafirma direitos das pessoas com deficiência em Araraquara
Evento apresenta o Instituto Idioma Surdo e faz parte da programação Setembro Azul no município

13SET2017|  7:11 - THÉO BRATFISCH

Sistema nazista identificava as pessoas surdas com uma faixa azul no braço

 O 1° Fórum Jurídico da Pessoa Surda, promovido pelo Instituto Idioma Surdo com apoio de responsabilidade social da Ordem dos Advogados do Brasil, 5ª Subseção OAB Araraquara, será nesta quarta-feira, em 13 de setembro de 2017, das 19h30 às 21 horas, na rua (5) Voluntários da Pátria, n° 1907, centro.

O evento faz parte da programação oficial da campanha Setembro Azul no município e tem por objetivo conscientizar a sociedade aos direitos das pessoas das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Terá a participação de reconhecidos especialistas em suas áreas de atuação no terceiro setor e órgãos de proteção às pessoas com deficiência. O evento terá intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

 A campanha Setembro Azul, abrange o Dia Mundial das Línguas de Sinais, em 10 de Setembro, o Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de Setembro e o Dia Internacional da Pessoa Surda, em 30 de Setembro. A cor azul temática foi escolhida em homenagem aos surdos mortos pelo sistema nazista que identificava as pessoas surdas com uma faixa no braço. Visa dar publicidade e divulgar a Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos ‘Empresa Amiga do Surdo’ – Lei Municipal n° 8.778 de 31 de Agosto de 2016, que incentiva o atendimento público com intérprete de Libras, por órgãos públicos e empresas privadas com sede no município.

A cerimônia fundacional do Instituto Idioma Surdo com assembleia geral para eleição e posse da diretoria será realizada no mesmo dia pela manhã das 10 às 11 horas.

 Programação

Na ocasião, a Ordem dos Advogados do Brasil em Araraquara participa da mesa de abertura apresentando as Comissões da OAB, de Responsabilidade Social e da Pessoa com Deficiência, seguido de painéis para apresentação do Instituto Idioma Surdo; Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos – Empresa Amiga do Surdo; Centro de Reabilitação de Araraquara – Centro Integrado de Saúde Auditiva; órgãos de proteção às pessoas com deficiência e universidades.

Aberto à participação da comunidade surda da região, são convidados para participarem do evento, a diretoria e membros da OAB Araraquara, autoridades, entidades sociais e representativas, Comdef, Comcriar, médicos, ACIA e Sincomércio, órgãos de proteção às pessoas com deficiência, Câmara Municipal, Prefeitura, comunidade acadêmica e jornalistas.

Com entrada gratuita, as vagas são limitadas para estudantes universitários com emissão de certificado de participação mediante reserva através do email, idiomasurdo@gmail.com

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile