AraraquaraSLIDER

Fórum marca Semana do Jovem Aprendiz

Fórum marca Semana do Jovem Aprendiz
Como parte da programação, aconteceu, na noite da segunda-feira (28), na Global Labs, o I Fórum Jovem Aprendiz, com a …

8:26 |Assessoria de Imprensa | 2018MAY30  | Foto: © Câmara Municipal de Araraquara

Promover ação conjunta entre o município, entidades e a iniciativa privada a fim de que as oportunidades de trabalho para o jovem aprendiz sejam maiores e divulgadas em toda a rede de ensino, prédios públicos e redes sociais. Foi com esse objetivo que o vereador Elton Negrini (PSDB) indicou a Lei nº 8904/17, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a Semana do Jovem Aprendiz, a ser realizada no mês de maio.

Como parte da programação, aconteceu, na noite da segunda-feira (28), na Global Labs, o I Fórum Jovem Aprendiz, com a presença de diversos convidados, entre eles o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unip, Carlos Aiello, que abriu a noite, juntamente com o gestor de Comunicação, Marcelo Dias Silva.

A pedagoga e diretora de escola Ana Paula Franzini Peres iniciou as palestras abordando o tema “Profissionalização dos jovens aprendizes sob o olhar da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) ”, e destacou: “através da educação você pode construir um futuro melhor. Muitas vezes, falta qualificação para o trabalho”. Ana detalhou as principais regulamentações da LDB e do Eca, como a exigência de o jovem aprendiz estar matriculado na escola e ter bom desempenho.

Representando o hotel Dan Inn, o gerente Roberto Meneghini destacou a importância do programa, ao lado da primeira menor aprendiz da rede, Joice Pereira Calvinatti, que atualmente é responsável pelas reservas online. “Confesso que tínhamos dúvidas, mas abrimos as portas para os jovens e foi um sucesso”, disse Meneghini. Joice completou: “é uma excelente oportunidade de desenvolvimento”.

Dentro do tema “O comunicador do século XXI”, a publicitária Márcia Ceschini, diretora de social media na agência Chilli360, tratou do jovem profissional e as características importantes que ele deve ter, como se comunicar bem tanto de forma escrita como oral. “Além disso, ele deve entender as diferenças do novo consumidor”.

Já o coach Darlei Reis enfatizou a dificuldade de encontrar profissionais qualificados. “Quem possui uma qualificação se destaca no mercado”, afirmou.

Encerrando o encontro, o ex-vereador e atualmente coach Carlos Nascimento frisou que “essa lei do Elton Negrini é importantíssima, ele está de parabéns pela iniciativa. As políticas transformadoras são fundamentais”.

Em seguida, trouxe vários dados sobre o mercado de trabalho brasileiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país é campeão em trabalhadores estressados: 82%. Na Europa e no mundo, a realidade é outra: 2 a 7% e 11%, respectivamente. O Brasil também é campeão em doenças da depressão, em rotatividade no emprego e o quarto país com maior número de acidentes no trabalho.

“Além disso, vemos um número alto de jovens se suicidando e cada vez mais cedo. Por isso, essa lei tem um grande significado para nos movimentarmos contrariamente à essa realidade”, finalizou Nascimento.

Elton Negrini entende que “é uma lei simples, mas vemos a dificuldade de emprego, principalmente para os jovens. Nossa ideia é ampliar ainda mais essa semana”.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmkzKXeA

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *