Brasil

Gilmar Mendes pede mudança no horário de verão de 2018

Gilmar Mendes pede mudança no horário de verão de 2018
Em reunião com Temer, presidente do TSE pediu solicitou que a alteração nos relógios ocorra somente depois do segundo turno da eleição

19NOV2017|  10:17 - TSE  - Foto:  ©Arquivo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, entregou ofício ao presidente Michel Temer pedindo alteração no horário de verão do próximo ano. A ideia é que a alteração nos relógios ocorra somente após o segundo turno das eleições, que acontece no último domingo de outubro. Normalmente, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro. Em 2018, iria de 21 de outubro a 17 de fevereiro, depois do Carnaval. Portanto, caso o pedido seja acatado, o horário de verão seria mais curto no próximo ano.

 O Código Eleitoral determina dia e hora em que as eleições ordinárias devem ocorrer. “O primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro (dia 7), e o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês (dia 28)”, diz o texto. Como o país tem quatro fusos horários, o início da votação não ocorre de forma simultânea em todo o território.

De acordo com o jornal O Dia, o TSE afirma que “a razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros nos meses de verão no Centro-Sul do país, não causem atrasos na divulgação do resultado das eleições”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *