Eleições 2018

Grupos que apoiam renovação política pretendem lançar 500 candidatos

Grupos que apoiam renovação política pretendem lançar 500 candidatos
Só o Raps deve apresentar 200 novas caras para concorrer ao pleito em outubro deste ano

14FEV2018|  7:08 - Renovação Política  - Foto:  © Agência Brasil / José Cruz

Movimentos que pregam uma renovação no Congresso brasileiro, que surgiram nos últimos meses, já reúnem ao menos 500 candidatos para as próximas eleições, em outubro deste ano. Os concorrentes serão lançados por diferentes partidos.

Um estudo realizado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, com dados fornecidos pelos próprios movimentos, revela que a maior parte dos políticos devem se candidatar à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas. No entanto, há quem pretende ingressar no Senado ou nos governos estaduais.

Só o Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) planeja apresentar 200 candidatos. A expectativa do grupo é eleger ao menos metade, baseado em resultados dos anos anteriores.

A rede foi criada pelo empresário Guilherme Leal, que foi candidato à vice-presidência ao lado de Marina Silva, em 2010. Fundadores de outros grupos como o Agora!, Acredito e Brasil 21 já foram membros da rede.

Como cita a publicação, o RenovaBR – que oferece bolsas de estudo e cursos para quem quer se candidatar – iniciou uma turma de formação com cem possíveis concorrentes e ainda vai selecionar mais 50 pessoas. Nem todos devem se candidatar, mas a maioria indica ter este intuito.

Membros de outros grupos, como Acredito, Brasil 21, Frente pela Renovação e Nós, também avaliam participar do pleito. Todos os concorrentes devem se filiar a partidos até 7 de abril.

A Frente pela Renovação – ligada ao Vem pra Rua – possui 300 inscritos no processo que vai selecionar nomes a serem apoiados, mas prefere por não fazer estimativas do resultado.

A Frente Favela Brasil – que está tentando registro como partido – quer lançar 57 candidatos e eleger ao menos dez, mesmo que por siglas diferentes. Já o conhecido MBL (Movimento Brasil Livre) deve lançar ao menos 15.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *