Gastronomia & Saúde

Hidratos engordam? Três mitos da nutrição que só nos prejudicam

Hidratos engordam? Três mitos da nutrição que só nos prejudicam

­­­­| IDNews® |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Saiba identificá-los.

IDN – GASTRONOMIA & SAÚDE

Grande parte das crenças que ainda persistem em torno da nutrição são baseadas em ideias errôneas, sem base científica e que podem nos desviar do nosso objetivo. São mitos que se estabeleceram pelo simples fato de se repetirem ou popularizarem.

Assim, a abc identifica uma série de mitos alimentares. Nós apresentamos três.

Mito 1: Satanizar comida.Na procura pelo peso desejado ou o estado ideal de saúde, a pessoa indaga quais os alimentos que devem ser eliminados da dieta para atingir essa meta. Nesse grupo, é comum ouvir que podem deixar de consumir alimentos que são fonte de hidratos de carbono como massa, arroz ou batata.

Mito 2: Dar aos alimentos o poder de ‘engordar’. Neste ponto, podemos apontar algumas frutas como abacate, banana, uva ou alguns tubérculos como batata ou batata doce.Segundo a abc, nenhum alimento tem o poder de engordar (ou fazer com que perca peso) por conta própria. O que levará a obter um resultado ou outro será o cálculo total da energia que consumimos no nosso dia a dia versus o que gastamos.

Mito 3: Qualquer alimentointegral engorda menos.Na verdade, o que caracteriza um alimento integral é que ele contém mais fibras. Como regra geral, é melhor escolher alimentos integrais, porém, isso é algo que vai depender da casuística específica de cada pessoa e haverá até determinados quadros clínicos ou certas populações para as quais o consumo de pão branco, por exemplo, é a melhor opção.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *