Araraquara

Hoje é dia de Proerd

Hoje é dia de Proerd

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Solenidade marca entrega de certificados do Proerd a crianças do 5º ano de escolas municipais

IDN/Interior/Araraquara

Hoje é dia de… Essa foi a frase mais completada por 312 alunos do 5º ano de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) durante solenidade de entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na unidade do Sesc Araraquara, na tarde de quinta-feira (5). Como já é tradição, em alto e bom som, eles respondiam: Proerd!

Nesta edição, participaram crianças das Emefs “Henrique Scabello”, “Hermínio Pagotto”, “Olga Ferreira Campos”, “Rafael de Medina” e “Waldemar Saffiotti”. Quem trabalhou diretamente com os alunos foi o Cabo Góis. “Esse é um trabalho que a Polícia Militar faz com o intuito de prevenir as crianças, ensinando-as a não se envolver com drogas, instruindo-as a tomar atitudes corretas, a ter o que responder em um momento de dificuldade, e é um trabalho muito bom e muito importante”, explicou.

Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação sobre o que aprenderam com o Proerd e o melhor texto foi premiado. Mas, nessa edição, mais duas crianças foram premiadas: Bárbara Pons Bullo, da “Rafael de Medina”, e Brenda Ramos Dantas, da “Waldemar Saffiotti”. A grande vencedora foi Letícia Batista, que se mostrou surpresa com a conquista. “Foi estranho porque eu não esperava, mas foi muito bom participar, aprendi bastante com o Proerd.”

Edna Alves, professora de Letícia, aprovou o programa. “É um aliado da escola, do professor e dos pais. Ele legitima o que os professores e os pais tanto falam para os filhos. Queremos o melhor e que eles sigam o caminho do bem. O Proerd vem ao encontro de tudo o que queremos deles e esperamos para o futuro deles. Todo ano é muito importante esse programa nas escolar.”

Opinião compartilhada pela secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos. “Determinadas discussões a escola não faz sozinha, e a questão da violência e da prevenção do uso de drogas é uma dessas discussões. Precisamos estreitar as relações com vários órgãos e com toda a sociedade. O Proerd vem facilitar, trabalhando no auxílio da escola para que ela possa continuar fazendo seu trabalho.”

O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, entende que muitos jovens conseguiram se manter afastados das drogas graças ao programa. “Parabenizo todos os integrantes da Polícia Militar que fazem parte do Proerd, em vigor há muitos anos no nosso município.”

“O Proerd vai ser a salvação do mundo”, definiu o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB). “A esperança que temos de deixar as crianças livres das drogas chama-se Proerd. É um grande trabalho que a Polícia Militar faz. Educando hoje para não prender amanhã.”

Proerd é…

Um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. É um programa preventivo, estratégico e que busca educar as crianças em seu meio natural, ou seja, na escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando-lhes as habilidades necessárias e motivação para se manterem longe desse grande mal. Também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

O Proerd teve início como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de Dare (Drug Abuse Resistence Education), em português, “Educação para resistência ao abuso de drogas”. Da Califórnia, o programa expandiu-se para todos os estados norte-americanos e para mais de 40 países.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *