Araraquara

Impactos ambientais podem ser reduzidos em Araraquara com a prática do EIA/RIMA 

Afirmação é da vereadora Fabi Virgílio, que pede adoção da medida


Previsto no Plano Diretor Municipal por força da Lei Complementar nº 850/2014, o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório (EIA/RIMA) não estão sendo aplicados no Município, conforme constatado pela vereadora Fabi Virgílio (PT). Assim, na terça-feira (14), a parlamentar encaminhou, à Prefeitura, a Indicação nº 3181/2022, em que solicita a implementação dos instrumentos como requisito para emissão de Licença Ambiental Municipal, conforme prevê a legislação.

No documento, Fabi cita que, além de estar previsto no Plano Diretor Municipal, o estudo de impacto ambiental também é uma exigência da Lei Federal n° 6.938/1981, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente, e também é cobrado por órgãos ambientais brasileiros a partir de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Para Fabi, tanto o EIA quanto o RIMA são documentos indispensáveis, principalmente quando se trata de licenças para empreendimentos próximos a áreas naturais. “Com esses estudos, é possível proceder a uma avaliação ampla e completa sobre eventuais impactos ambientais, além de indicar quais medidas preventivas devem ser adotadas para a diminuição desses impactos”, frisa a vereadora, que ainda aponta a necessidade de audiência pública antes da aprovação do projeto, conforme recomenda o artigo 186 do Plano Diretor.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *