Saúde & Cuidados

INCA faz estudo sobre capacidade de reprodução do vírus HIV

INCA faz estudo sobre capacidade de reprodução do vírus HIV

­­­­| IDNews® |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

A bióloga Lívia Ramos Goes relata que a principal contribuição do estudo é mostrar a capacidade de uma proteína viral se ligar às células do sistema imune

IDN – SAÚDE & CUIDADOS

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, em parceria com instituições dos Estados Unidos e da África do Sul, ajuda a explicar a alta capacidade de reprodução do vírus HIV, logo no início da infecção.

A bióloga brasileira Lívia Ramos Goes, primeira autora da pesquisa, relata que a principal contribuição do estudo é mostrar a capacidade de uma proteína viral se ligar às células do sistema imune, deixando essas células mais suscetíveis à replicação do vírus, no intestino.

A descoberta chega justamente no mês da campanha que chama a atenção da sociedade para a quebra de tabus sobre o HIV e a aids. O Dezembro Vermelho propõe substituir o medo pela esperança, e o preconceito pela solidariedade.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 920 mil pessoas vivem hoje com HIV no Brasil, sendo o maior número de casos em pessoas da faixa etária entre 25 a 39 anos.

O HIV é listado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como carcinógeno do tipo 1, que induz indiretamente a diversos tipos de tumores.

Desde que a pandemia de HIV foi reconhecida, na década de 1980, pesquisadores tentam desenvolver novas formas de tratamentos e também uma vacina contra o vírus.A doença, que assustou o mundo com altos índices de letalidade, hoje tem tratamento capaz de garantir qualidade de vida aos infectados.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *