Araraquara

Incentivar a prática de contar histórias é objetivo do livro ‘Poemas da Arca’

 |  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | 

O lançamento da coletânea de poesias escritas pelo professor Carlos César Lima foi realizado no Plenarinho na Casa de Leis

 Na noite da quarta-feira (12), o Plenarinho da Câmara Municipal foi tomado pela poesia e literatura do professor Carlos César Lima. O lançamento do livro “Poemas da Arca” contou com a participação da vereadora Thainara Faria (PT), do presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), da secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, de educadores, estudantes e familiares do autor.

Em uma tentativa de alcançar a nova geração de crianças, que está tomada quase todo tempo pelos dispositivos eletrônicos e pela internet, o escritor se utiliza de narrativas curtas e dinâmicas, porém requintadas, na medida em que exploram recursos linguísticos, como as onomatopeias e as variáveis de gêneros dos substantivos. Há também uma tentativa de interação com os pequenos leitores que podem usar da própria criatividade para ilustrar o livro de acordo com suas impressões sobre a história contada. Até no marcador de texto, um incentivo à criatividade infantil, modelos de origamis e tangrams.

“Poemas da Arca” reúne uma coletânea de poesias que tem como personagens os animais presentes na história bíblica da arca de Noé. De modo descontraído e com muita musicalidade, o autor expõe sua teoria de que a centelha da contação de história foi lançada durante os 40 dias e 40 noites em que Noé e sua família conviveram com os animais enquanto esperavam pelo fim do dilúvio.

Segundo Lima, sua intenção, ao escrever o livro, foi de retomar o hábito da contação de histórias, que marcou sua infância e os momentos de convivência com os filhos. “Sou professor há tantos anos e, às vezes, repetimos quase que de modo automático velhos hábitos. Nos esquecemos de que é possível transformar certos problemas em construções positivas. Por que não utilizar o potencial das turmas consideradas falantes para estimular o diálogo em sala de aula? Foi então que comecei a desenvolver um trabalho de incentivo à argumentação, ao diálogo e também à prática de contar histórias.  Um modo que aproxima as crianças da literatura e possibilita que no futuro elas se tornem leitoras assíduas”, explicou o professor.

A tentativa também é de que o diálogo seja exercitado entre pais e filhos. “A leitura permite que nos aproximemos de nossos filhos, que conversemos com eles e que também trabalhemos suas criatividades, que precisam ser fomentadas. O meu desejo é que cada vez mais pais leiam e contem histórias para suas crianças, e que elas aprendam a fazer o mesmo, que criem afeto pela leitura, transformadora de realidades.”

Ao final do lançamento, Thainara agradeceu ao professor pelo aprendizado e destacou a importância em levar o evento para a sede do Legislativo municipal. “Precisamos trabalhar em conjunto com os educadores da nossa cidade. Fico muito feliz e emocionada ao escutar as palavras do professor Carlos César Lima. Seu empenho em tornar a leitura hábito diário e, consequentemente, em transformar vidas, nos motiva a acreditar em um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, concluiu a parlamentar.

Confira as fotos disponíveis por 30 dias no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskNQcpzu

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *