Araraquara

Indicação pede volta ao trabalho de cuidadores de túmulos no caso de flexibilização de atividades

Indicação pede volta ao trabalho de cuidadores de túmulos no caso de flexibilização de atividades

Vereador Aluísio Boi está articulando processo de retomada


Eles são quase que invisíveis aos olhos da sociedade, mas integram uma força de trabalho muito importante para manter a higienização, a limpeza, a manutenção, o combate a vetores de doenças sérias, além de vários outros serviços. Essa referência é feita aos trabalhadores contratados particularmente para manter em condições perfeitas os túmulos dos cemitérios da cidade, mas que estão desde o início do ano impedidos de trabalhar.

Por conta dessa situação, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluísio Boi (MDB), protocolou na tarde desta quinta-feira (15), a Indicação 1622/2021, solicitando que, com a retomada econômica e reabertura parcial de atividades, todos os trabalhadores autônomos que cuidam de reparos, limpeza e higienização das sepulturas, cadastrados no setor competente sejam liberados para voltar a executar o serviço.

Segundo Boi, “tal solicitação se faz necessária por questões sociais, de saúde e até sentimentais, visto que esse é o meio de subsistência de um grande número de famílias de Araraquara, além da ajuda na prevenção da proliferação do mosquito da dengue, trocando periodicamente a água dos vasos de flores, e possibilitando que as sepulturas fiquem bem cuidadas, como uma forma de respeito promovida pelos familiares”.

O parlamentar lembra que, por conta da pandemia, essa atividade foi cessada, mesmo com os cemitérios cumprindo os protocolos de proteção contra a covid-19. Relatos de trabalhadores afirmam que a situação é crítica, uma vez que são muitas as famílias que sobrevivem com os recursos dessa atividade. “Assim que retomarmos, mesmo que precariamente as atividades econômicas, esse grupo deve ser beneficiado, uma vez que também é um trabalho essencial, inclusive para a saúde pública”, ressaltou Boi.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *