Araraquara

Indicação sugere Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente à Prefeitura 

Vereador João Clemente (PSDB) entende que PDTCI auxilia na definição de soluções a serem adotadas


Na Indicação nº 5.370/2021, enviada à Prefeitura no dia 8 de dezembro, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a realização de estudos sobre a viabilidade de elaboração, implementação e sistematização do Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente (PDTCI).

Conforme explica o parlamentar, com base na Cartilha de Cidades do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o PDTCI deve elencar todos os desafios a serem endereçados para que, a partir de uma visão ampla da demanda, sejam definidas quais soluções serão adotadas. “A criação e adoção do PDTCI tem como objetivo evitar desperdício financeiro com aquisições de tecnologias redundantes, compartilhar a infraestrutura de dispositivos, telecomunicações e informática entre diversas aplicações, seguir padrões consolidados e adotar soluções abertas e customizáveis.”

O PDTCI parte das premissas do Plano Diretor das Cidades, que abarca questões mais amplas e estratégicas da cidade, e, considerando restrições, prioridades e pressupostos, deve ser a base para a criação dos planos táticos que irão efetivamente resultar na implantação das soluções de tecnologia. “Uma vez que os planos de implementação estejam interligados por um plano diretor de tecnologia que integraliza todas as necessidades e define ideias importantes, como adoção de padrões consolidados e tecnologias abertas, os gestores de diferentes secretarias terão diretrizes claras para contratar soluções que possibilitem a interoperabilidade.

Através da interoperabilidade, os recursos disponíveis não são rotulados para um fim específico. Por exemplo, não se adquire uma câmera de segurança, mas um recurso físico capaz de gerar informações (no caso, vídeo) que pode ser do interesse de diversas aplicações. Assim, não apenas a segurança pública pode se valer deste recurso, a mobilidade urbana pode utilizá-lo para a contagem de veículos ou a iluminação pública para a verificação da queima de luminárias”, completa Clemente.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *