Brasil

Instituto de Química da Unesp obtém premiação internacional

Instituto de Química da Unesp obtém premiação internacional
Estratégia proposta do trabalho melhora significativamente o desempenho de equipamentos

16OUT2017|  13:25 - José Angelo Santilli - Foto: José Amgelo Santilli

O aluno de Doutorado Alan Lima Vieira do programa de Pós-graduação em Química, orientado pelo Prof. Dr. José Anchieta Gomes Neto, do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Unesp do Câmpus de Araraquara recebeu a premiação de melhor trabalho apresentado na forma oral do 5° Congresso Analitica Latin America em São Paulo entre os dias 26 a 28 de setembro. O prêmio concede ao doutorando a inscrição, hospedagem e passagem aérea para o evento “PITTCON Conference & Expo Details” em Orlando, USA, que ocorrerá entre 26 de fevereiro a 1 de março de 2018.
O trabalho intitulado “Descarga Elétrica Induzida por Laser como Estratégia de Melhoria em Sensibilidade na Determinação de Fósforo em Fertilizantes por LIBS” reporta uma estratégia simples e de baixo custo para aumentar a sensibilidade da técnica Espectrometria de Emissão Óptica Induzida por Laser – LIBS. A técnica LIBS está fundamentada na coleta da radiação emitida por átomos e íons no plasma da amostra produzido por um pulso de laser. A estratégia do trabalho foi acoplar um circuito elétrico de alta voltagem (4500 Volts) ao suporte de amostras do LIBS: após a incidência de um pulso de laser de alta potência sobre um material (amostra), há a formação de um micro plasma (gás ionizado) que provoca uma descarga elétrica entre dois eletrodos de tungstênio. Esta descarga aumenta a temperatura do plasma, e consequentemente a emissão atômica.
A estratégia proposta do trabalho melhora significativamente o desempenho dos equipamentos analíticos envolvendo LIBS, é simples, de baixo custo de aquisição e de manutenção. O exemplo de aplicação da tecnologia desenvolvida foi análise de fertilizantes comerciais, mas tem potencial de ser utilizada em várias outras classes de materiais. O trabalho apresentado foi desenvolvido no Laboratório de Espectroanalítica e Automação (GEA) com suporte do CNPq 141977/2016-7, sob orientação do Prof. Dr. José Anchieta Gomes Neto (IQ-UNESP).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *