Araraquara

Instituto de Química da Unesp realizará estudos cinéticos com o instrumento Nano-inXider SAXS

Instituto de Química da Unesp realizará estudos cinéticos com o instrumento Nano-inXider SAXS

IDNews | Brasil | Divulgação / José Angelo Santilli

IDN/Interior/Araraquara

 

 

Um sistema de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS) Nano-inXider da Xenocs foi instalado há duas semanas no Instituto de Química (IQ) da Unesp, Câmpus de Araraquara. Celso Santilli, Professor Titular do Departamento de Físico-Química do IQ/Unesp, responsável pelas instalações institucionais multiusuário baseadas em raios X do IQ/Unesp, explica as razões para investir no instrumento SAXS de laboratório de alto desempenho Nano-inXider. “Nosso interesse no SAXS começou estudando problemas de separação de fases como usuários do LURE, a antiga fonte de luz síncrotron na França. Em seguida, continuamos analisando os processos de transformações em colóides, cerâmicas, polímeros e compósitos, como usuários do LNLS no Brasil e do Soleil na França. No entanto, com o advento dos síncrotrons de quarta geração, essas instrumentações clássicas de SAXS ficarão menos disponíveis. Por esse motivo, decidimos investir em um instrumento de laboratório de alto desempenho”, disse o pesquisador.

O novo instrumento será usado como um sistema multiusuário para muitas aplicações. “O Nano-inXider será muito útil para a execução de estudos cinéticos de polimerização orgânica e inorgânica, reações sol-gel, nucleação, separação de fases, agregação e crescimento”, explica o professor Celso Santilli. “Nós também o usaremos para caracterização nanoestrutural de sistemas biológicos, filmes finos, materiais híbridos e nanocompósitos”, complementa. O treinamento completo sobre o instrumento foi realizado logo após a instalação.

Além dessas pesquisas fundamentais, “atualmente estamos interessados em aplicações de cerâmicas porosas em catálise e de matérias híbridos cerâmica-polímero como matrizes para liberação de fármacos e em revestimento para proteção contra corrosão de metais”, explica o pesquisador.

 

Sobre a Unesp

A UNESP possui centros de excelência em pesquisa em Química, Física, Ciência dos Materiais, Medicina, Agricultura, Geologia e Engenharia. Em todas essas áreas, o SAXS é essencial para caracterizar a nanoestrutura das amostras.

 

 

Foto: Divulgação

 

Legenda: Da esquerda para a direita: Peter Hammer, Camila Ferreira, Sandra Pulcinelli, Rodrigo Santos, Celso Santilli e Daniel Pochapski, após o treinamento bem sucedido no Nano-inXider

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *