AraraquaraSLIDER

Instituto Idioma Surdo elege sua diretoria

Instituto Idioma Surdo elege sua diretoria
Cerimônia fundacional para eleição e posse foi seguida do 1° Fórum Jurídico da Pessoa Surda como atividade da campanha municipal Setembro Azul com apoio da OAB Araraquara

15SET2017|  7:05 - THÉO BRATFISCH - Foto: IMPRENSA ARARAQUARA

Na manhã de 13 de setembro de 2017, no auditório da OAB Araraquara, a cerimônia fundacional em assembleia geral, elegeu e deu posse para a diretoria do Instituto Idioma Surdo. Compareçam os vereadores Elias Chediek e Gérson da Farmácia, que registraram o apoio da Câmara Municipal de Araraquara à comunidade surda. A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Araraquara se representou com os advogados, João Milani Veiga sendo o presidente com os membros da diretoria, Tiago Romano, vice-presidente e o tesoureiro Lincoln José Guidolin, acompanhados da advogada Gislaine Cristina Gomes Figueira, presidente das Comissões da OAB, de Responsabilidade Social e da Pessoa com Deficiência.

A diretoria fundacional do Instituto Idioma Surdo é formada por especialistas em suas áreas de atuação, composta por, Vilma do Amaral Schiavinato, presidente; Théo Bratfisch, porta-voz; Gabriella Duarte Cavicchioni, secretária; Luiz Armando Garlippe, conselho deliberativo; Margareth Destefani, Márcia Ferreira Lucas e Gislaine Cristina Gomes Figueira, conselheiras.

O presidente da OAB Araraquara reafirmou o apoio institucional de responsabilidade social da instituição que apadrinha o Instituto Idioma Surdo.

A estruturação do Ponto de Cultura da Comunidade Surda tem por objetivo praticar e difundir estudos da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da Língua Portuguesa, para interação entre surdos, deficientes auditivos e ouvintes. Por finalidade, o Instituto Idioma Surdo visa auxiliar o Centro Regional de Reabilitação de Araraquara com prestação de serviços e suporte para aquisição de aparelhos auditivos a serem distribuídos gratuitamente à população regional que abrange 24 municípios que recebem atendimento via Sistema Único de Saúde – SUS em Araraquara. O Programa Idioma Surdo considera a prática de estudos linguísticos em convênios com universidades.

Apesar da previsão da prefeitura de Araraquara para aumentar em 169% os recursos para a aquisição de aparelhos auditivos, seria preciso cerca de dois anos para conseguir zerar a fila de espera, de aproximadamente mil pessoas ao ano. Atualmente o município investe R$ 65 mil por mês e nessa capacidade atual de investimento a espera passa para dramáticos seis anos para quem necessita de atendimento público via Sistema Único de Saúde – SUS.

 Na ocasião, o gerente do Centro Regional de Reabilitação de Araraquara, Luiz Garlippe, recebeu simbolicamente da presidente do Instituto Idioma Surdo, uma doação emergencial de pilhas para aparelhos auditivos, destinadas aos pacientes do Centro Integrado da Saúde Auditiva – CISA.

 Fórum Jurídico da Pessoa Surda

Com abertura do hino nacional interpretado em língua de sinais, Libras, realizou-se na mesma data da cerimônia fundacional do Instituto Idioma Surdo, na 5ª Subseção OAB Araraquara, o 1° Fórum Jurídico da Pessoa Surda como atividade da campanha Setembro Azul aos direitos das pessoas surdas no município, que apresentou o Idioma Surdo e a Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos – Empresa Amiga do Surdo que passa a vigorar desde janeiro deste ano e as Comissões da OAB de Responsabilidade Social e da Pessoa com Deficiência. No evento foi destacada a referência nacional para a qualidade da estrutura do Centro Regional de Reabilitação de Araraquara que abriga o Centro Integrado de Saúde Auditiva – CISA, o Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce – CEDIP e Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara – SARA.

Além da participação dos diretores, da OAB Araraquara e do Instituto Idioma Surdo, prestigiaram o evento, o vereador Elias Chediek e a professora Cássia Maria Canato, gerente de educação especial que representou a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos, como também, professoras da rede municipal de ensino e representantes da comunidade surda regional estimada em 30 mil pessoas, que compreende as pessoas surdas, deficientes auditivos e os cuidadores parentais.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *