AraraquaraSLIDER

Integrantes do Nupedor e do NEEA da Uniara participam de evento do SESC Vila Mariana, em São Paulo

Integrantes do Nupedor e do NEEA da Uniara participam de evento do SESC Vila Mariana, em São Paulo
Professor da universidade participará de roda de conversa sobre produção e circulação agroecológica

03JUN2017|   8h53
Assessoria de imprensa da Uniara

Integrantes do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor e do Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA da Universidade de Araraquara – Uniara estão participando da mostra “Territórios em Transformação”, promovida pelo SESC Vila Mariana, em São Paulo. Neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de junho, eles farão uma exposição de itens produzidos em assentamentos rurais, dos quais diversos são comercializados na Feira de Alimentos Saudáveis da Uniara. Além disso, no domingo, o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da universidade e coordenador do NEEA, Manuel Baltazar Batista da Costa, participará de uma roda de conversa sobre produção e circulação agroecológica.

O pesquisador do Nupedor e doutorando do Programa de Pós-Graduação em DTMA, César Giordano, conta que, além da exposição dos produtos, também serão comercializados exemplares da revista “Retratos de Assentamentos”, publicada pelo DTMA.

Ele comenta que, dentro das ações do SESC, “uma das vertentes são ideias e ações para um novo tempo”. “Eles trabalham com a educação para a sustentabilidade e questões socioambientais, e pediram para as unidades do estado enviarem todas as ações do tipo que estão sendo realizadas nos territórios, com relevância no assunto. Temos uma parceria com o SESC Araraquara – já levamos crianças do projeto Curumim para conhecerem a realidade dos assentamentos e um pouco dos trabalhos de agroecologia que desenvolvemos –, e a unidade selecionou nosso grupo para apresentar nossas ações na mostra”, explica.

De acordo com Giordano, foram mais de sessenta iniciativas enviadas, e 36 selecionadas. “Apenas duas universidades foram escolhidas – a Uniara, por meio do Nupedor, devido às questões socioambientais e pesquisas que temos trabalhado nos assentamentos, e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, da Universidade de São Paulo – USP”, conta ele.

Na quarta-feira, dia 31 de maio, o pesquisador relata que foi realizada uma reunião na qual foram debatidas questões socioambientais e apresentadas as experiências desenvolvidas pelo Nupedor e pelo NEEA e que, na quinta e na sexta-feira, os integrantes acompanharam seminários sobre questões socioambientais.

Uma das componentes do grupo, Daiane Cardozo, comenta que o evento tem relevância social, primeiramente pelo “reconhecimento da pesquisa e extensão expressada pelas duas universidades, dentre as 36 propostas, de modo que é um retorno para alunos e professores da Uniara”. “Além disso, aborda como os princípios da sustentabilidade se expressam nessas ações, e os impactos gerados pelas comunidades locais. Temos o reconhecimento da importância do patrimônio natural, o fortalecimento do território e dos agentes sociais, a identificação e o compartilhamento de iniciativas socioambientais, o reconhecimento nos territórios de suas respectivas potencialidades, o diálogo sobre a cultura e outras questões, além de o seminário promover uma interação regional, com uma diversidade de áreas, informações e iniciativas”, finaliza.

Detalhes sobre as atividades do SESC Vila Mariana estão disponíveis nos links https://goo.gl/9txIbs, https://goo.gl/JCgEhZ e https://goo.gl/NLPWUI. Informações sobre o Nupedor, o NEEA e o Programa de Pós-Graduação em DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *