BrasilSLIDER

Interação Internacional entre o CDMF – UNESP-Bauru e universidades europeias

Interação Internacional entre o CDMF – UNESP-Bauru e universidades europeias
Professor Julio R. Sambrano visita as Universidades de Rennes, na França; e de Sevilha, Espanha

30SET2017|  6:30 - José Angelo Santilli - Foto: Divulgação

Entre os pilares do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) estão a internacionalização e a parceria institucional com universidades brasileiras e estrangeiras. Para tanto, os pesquisadores do Centro realizam diversas atividades de interação como palestras, visitas e pesquisas compartilhadas.O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Entre as atividades mais recentes estão as visitas do prof. Julio R. Sambrano, da UNESP-Bauru, naUniversidade de Rennes, na França, e na Universidade de Sevilha, Espanha. As visitas trataram de colaborações em andamento com grupos de pesquisa de ambas as universidades.

O grupo francês, coordenado pela Profa. Velerie Bouquet,  e o da UNESP, coordenado pelo Prof. Sambrano, têm como objetivo a colaboração da simulação computacional para explicar fenômenos observados experimentalmente em filmes finos.

Por outro lado a colaboração com o grupo de pesquisa da universidade espanhola, coordenado pelo prof. Norge Cruz Hernández, tem como ponto de destaque a colaboração conjunta com o grupo do prof. Roald Hoffmann, da Cornell University. O prof. Hoffmann é um consagrado cientista que recebeu o premio Nobel de Química em 1981 por suas contribuições em Química Teórica com ênfase no que diz respeito a reações químicas. Já o prof. Norge Hernández está interessado nas colaborações e nos recentes trabalhos do grupo da Unesp com relação a estudos de teóricos do grafeno e materiais análogos inorgânicos, bem como em estruturas porosas que se relacionam com os estudos de grafite, grafeno e também com seus análogos inorgânicos. O grupo de Bauru também está interessado nos estudos de intercalação de compostos e novos materiais condutores desenvolvidos pelo grupo da Universidade de Sevilha.

As parcerias dos grupos de pesquisa integrados ao CDMF podem ser acompanhadas pelo site www.cdmf.org.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *