Brasil

Invasão de venezuelanos cria um cenário caótico em Roraima

Invasão de venezuelanos cria um cenário caótico em Roraima
Cerca de 30 mil estrangeiros fugiram da crise na Venezuela e vivem agora no Estado

20NOV2016| 10:52
Governo de Roraima

A forte crise no país tem levado venezuelanos a migrarem para o Brasil e lotarem cidades em Roraima, como Boa Vista e Pacaraima. Dados do governo do Estado apontam que cerca de 30 mil venezuelanos já vivem por lá. Por ter cerca de 500 mil habitantes ao todo, o caso está sendo tratado como crise humanitária. Em média, cem estrangeiros entram em Roraima diariamente.

Os venezuelanos dormem nas ruas, na rodoviária e ocupam imóveis. Enquanto isso, cresce em Roraima a violência, a malária e a prostituição. Segundo a Folha de S. Paulo eles também inflaram o sistema de atendimento de saúde do Estado. Na educação, quadruplicou o número de estudantes venezuelanos matriculados.

O quadro de xenofobia se agravou e os venezuelanos têm sido alvos constantes de agressões de brasileiros. “Não quero ficar aqui para sempre, mas vejo muitos brasileiros virarem a cara para a gente. Todos somos criaturas de Deus”, disse a cozinheira venezuelana Josepina Alfara ao jornal.

Embora haja fiscalização, a entrada no Brasil é facilitada pois a divisa territorial é feita apenas com marcos pintados de branco. O que não impede nenhum estrangeiro de entrar em Pacaraima. E no posto de fiscalização da cidade, quase 70% dos estrangeiros dizem que só querem entrar no país para fazer turismo.

noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *